Notícias

CEBI-GO-Jesus Histórico – Segunda Etapa da Escola Bíblica Virtual 2023

“Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré da Galileia? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê” (João 1:46)

Aqui por Goiás continuamos nos processos de formação bíblica, também na modalidade virtual. No dia 29 de abril de 2023 aconteceu a segunda etapa da escola bíblica, com a temática Jesus Histórico, assessoria de Sandro Gallazzi. Inicialmente vivenciamos um momento aconchegante de acolhida, oração e tempestade de memórias, no que diz respeito à etapa anterior, que foi “A Sociedade no Tempo de Jesus”. Partilhamos também sobre fatos da Vida que trazemos para essa etapa, entre estes, a mobilização nacional dos povos indígenas, a realidade das pessoas em situação de rua e do povo negro, sobretudo das mulheres negras.

O grupo têm pessoas novas que nunca fizeram caminhada de formação bíblica com o CEBI. Aí, a gente lembra que existem várias formas de ler a Bíblia, e o jeito do CEBI ler é na perspectiva da Educação Popular. Nesse jeito, “as pessoas não sabem mais ou menos, as pessoas sabem outras coisas”. Então, a partir dos contextos, da caminhada de fé, dos saberes, dos olhares, das escutas, das percepções… cada pessoa tem algo a ensinar e a aprender; a dar e receber.

Feitas as acolhidas, a oração, as memórias da Vida e do estudo bíblico e a contextualização de como o CEBI lê a Bíblia, partiu-se para as reflexões sobre Jesus Histórico. Sobre tal temática, com a voz o que ecoou nos corpos das pessoas:

Jesus trilhou caminhos junto com os pobres, as pessoas empobrecidas, e acreditava na possibilidade de mudar, de transformar; não se acomodou. Essa esperança na possibilidade de transformação ajuda a gente a caminhar nos dias de hoje.

Bom que eu pude entender mais sobre esse Jesus Histórico e desmitificar algumas coisas da minha cabeça e vivência.

Foi bom conhecer mais sobre Jesus.

Foi muito bom hoje. Aprender mais sobre esse Jesus histórico tira muitas dúvidas que temos; saber o modo como ele viveu naquele tempo, enfrentando vários desafios, e ver como ele reagia…

O assunto todo foi provocante e claro.

Muito bom conhecer Jesus histórico e assim ajudar a gente a perceber nossa caminhada na comunidade.

Podemos confiar nos ensinos que o CEBI oferece. É uma perfeita desconstrução.

Gostei muito! Me fez ter mais esclarecimentos na caminhada cristã.

Gostei demais! A vida é um eterno aprendizado e mudança.

Essa formação nos ajuda a ter uma visão diferente sobre Jesus; nos ajuda a sair da caixinha.

Por Goiás, contamos com a participação de pessoas de Aparecida de Goiânia, Quirinópolis, Goiânia e outros municípios. De outros estados, contamos com pessoas da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e outros. De outro continente, contamos com a participação de pessoas da África, mais precisamente de Moçambique. Além da diversidade geográfica, o grupo também é caracterizado por encontro geracional.

Que a força do Espírito que conduziu Jesus nos guie na caminhada da Leitura Popular da Bíblia.

CEBI Goiás, 30 de abril de 2023.

Seu carrinho está vazio.

×