Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI contribui em formação de missionários/as italianos/as

CEBI contribui em formação de missionários/as italianos/as
CEBI contribui em formação de missionários/as italianos/as
10 de fevereiro de 2013 Centro de Estudos Bíblicos

Nos dias 21 a 25 de janeiro passado cerca de 110 missionários e missionárias da Igreja católica italiana, padres, irmãs, leigos e leigas, famílias com crianças no projeto de cooperação missionária entre igrejas,vindos de muitos lugares do Brasil, participamos de nosso encontro de formação nacional.

Foram dias de força e espiritualidade, de escuta de nossas vidas, das vidas das comunidades que servimos na missão, de escuta da bíblia para nos reanimar no caminho Do seguimento de Jesus no meio das pessoas empobrecidas e da construção do Reino e da Justiça.

Convocados e convocadas pelo lema:"Profecia e Missão em mudança de época" nos perguntamos, pessoalmente e em grupos "como nos sentimos neste mundo que muda? Quais fios conseguimos tecer no tecido de nossa vida missionária junto com a vida sofrida das comunidades que servimos aqui no Brasil?"

Conseguimos, nestes dias de partilha a dar voz às coisas que muitas vezes ficam presas na garganta, o medo de perder o poder de nossas igrejas, a complexidade da vida pós-moderna e o emergir de formas de ser igreja que nos deixam desconcertados e desconcertadas.

Conribuição do CEBI na assessoria

Partilhamos na irmandade, no respiro de nossa espiritualidade ecumência e comprometida junto com as comunidades empobrecidas, nos ajudaram a pastora Odja Barros da igreja Batista e da direção do CEBI nacional, Sandro Gallazzi do CEBI e CPT e Zé Vicente, poeta e cantor da Caminhada das comunidades.

O fio que costurou as vidas e os desafios de estarmos na caminhada missionária neste tempo crepuscular de profecia no respiro das igrejas, foi a palavra RESISTÊNCIA.

Nos comprometemos em continuar com confiança e fidelidade a continuar no serviço ás comunidades empobrecidas. Um caminho de confiança e fidelidade que partilhamos nas visitas , no centro histórico de Salvador nos projetos de acolhida e promoção humana das pessoas em situação de rua, do caminho de respiro comum e dignidade e amparo com as mulheres em situação de prostituição, com o movimento afro-descendente, e no exercício comunitário da Leitura popular da Bíblia e da Vida, animado pela pastora Odja e por Adriana do CEBI da Bahia , nestes momentos cantamos:"te agradecemos, Pai, porque o Reino etá em nosso meio!".

Nos comprometemos, com a Graça do Deus Yavé Libertador e seu Filho Jesus de Nazaré a uma tríplice fidelidade:

• Fidelidade ao Deus dos pobres, das mulheres, das crianças, dos excluídos (Ex 3,7-10)

• Fidelidade aos pobres de Deus. As coisas de Deus as compreendem só as pessoas pequenas (Mt 11,25)

• Fidelidade à Terra, Mãe primordial da qual somos feitos e feitas. Ela, como diz o cântico de São Francisco nos sustenta e nos governa, a Ela temos que obedecer(Gn 2, 15.)