Notícias

Carta Pastoral nos 50 anos da primeira Carta Pastoral de Pedro Casaldáliga : “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social

A Prelazia de São Feliz do Araguaia lança Carta Pastoral após 50 anos da primeira carta pastoral escrita por Pedro Casaldáliga. A Carta Pastoral de Pedro, há 50 anos, apresentou um retrato do que era a região naquele momento, denunciando a chegada de grandes empreendimentos que impactavam os povos indígenas e camponeses da região, assim como abria as portas para a sua missão pastoral em comunhão com os povos.

Em meio à pandemia que no Brasil já matou mais de 600 mil pessoas até hoje, dentre as quais, muitas lideranças de nossas comunidades e pessoas que trabalharam como agentes de pastoral desta Igreja Local, a Prelazia quer emitir sua palavra na realidade atual de nosso povo, de nossas comunidades, alicerçada na Palavra de Deus e no testemunho de irmãos e irmãs que nos precederam nesta caminhada aqui entre o Araguaia e o Xingu.

A Prelazia de São Félix do Araguaia foi instituída pelo Papa Paulo VI, em 1969, através da bula Quo Commodius. Nasce à luz do Concílio Vaticano II (1962 a 1965) e inspirada na Conferência Episcopal de Medellín (1968) e confirmada por Puebla (1979), tornando-se uma igreja dos pobres, tendo as Comunidades Eclesiais de Base como o novo jeito de toda a Igreja ser, formando comunidades de oração, ação e vivência em todos os núcleos populacionais do território da Prelazia. Seu primeiro bispo, Pedro Casaldáliga, ao chegar ao território, deparou-se com uma realidade de graves problemas sociais, políticos, econômicos e de diversas violações de Direitos Humanos básicos.

No ato de sua ordenação episcopal, em 1971, fez conhecer ao Brasil e ao mundo a triste realidade do povo do qual agora era pastor, através da Carta Pastoral “Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social”. Esse escrito teve grande repercussão não só no Brasil, também foi divulgado na América Latina e em vários outros países. Trata-se não só de denúncia, mas de um programa pastoral com clara opção pelos pobres. Neste ano de 2021, a carta de Pedro está completando 50 anos. Para celebrá-la, fazer conhecer como a Prelazia enfrentou a realidade descrita na Carta, quais foram os avanços e como está a realidade local neste momento histórico, os agentes de pastoral, junto ao seu bispo Dom Adriano Ciocca Vasino, decidiram publicar esta carta.

Este escrito é uma Carta Pastoral, deve ser lido como um escrito eclesiológico, pois se trata de como esta Igreja Particular lê a sua história, vê a realidade na qual está inserida, escuta o grito que sobe desta realidade, a lê a partir do Evangelho de Jesus e atua, apesar das perseguições que tem sofrido.

Confira o documento na íntegra:

Attachments:
Download this file (Carta Pastoral 50 anos versão 4_compressed.pdf)Carta Pastoral _ 50 anos [ ] 1419 kB

Fonte : site da CPT : https://www.cptnacional.org.br/

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini

Seu carrinho está vazio.