Notícias

Carta do povo Guarani Kaiowa de Dourados

Carta do povo Guarani Kaiowa do Tekoha Kunumi Verá Tekoha Guasu Dourados Amambai Pegua I Caarapo – MS, dia 15 de julho de 2016

Após a realização da segunda Missão Ecumênica em Apoio aos Guarani-Kaiowá no MS, foi escrita a Carta denúncia dos Guarani Kaiowá  por  Elson Canteiro Gomes liderança jovem Guarani  Kaiowá de Caarapó  e firmada pelos integrantes da Missão Ecumênica. o Pad é uma das entidades que integram a Missão.

 

 

O estado olha para nós e pede calma, mas nosso povo olha para o estado e pede pressa no prosseguimento da ação da demarcação de nosso território denominado de Caarapó: que não abriremos mãos de nossa terra (55.000 mil hectares). Exigimos que ela seja demarcada pela tradicionalidade.

A Constituição Federal de 1988, artigo 231, garante o nosso direito a demarcação de nossas terras tradicionais, garante a nossa organização de com bem entendermos. No artigo 232, os índios, suas comunidades e organizações, são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de nossos direitos e interesses, intervindo o ministério público em todos os atos do processo. O nosso povo sabe que existe a constituição e temos que enfrentar e fazer valer a constituição.

  O governo brasileiro ameaça o nosso povo de extermínio e acabar com a demarcação de nossas terras indígenas. O estado tem que cumprir o seu dever de proteger os territórios indígenas. Diante dessas ameaças de massacre do nosso povo não iremos nos calar, não iremos enfraquecer a nossa luta pelo direito à terra, pela sobrevivência do futuro de nossas crianças.

  Os nossos ancestrais viveram nesse território há mais de 516 anos, muitos morreram e foram enterrados aqui, essa terra tem dono, essa terra é nossa. Este país chamado Brasil que foi denominado pelos homens brancos, esta manchado pelo sangue do nosso povo. Mesmo diante de tanta dor da morte e violência, o nosso povo continua resistindo e lutando corajosamente sem desistir da demarcação de nosso território.

  Decidimos coletivamente na grande assembleia do nosso povo Guarani Kaiowa (aty guasu) lutar firme contra o marco temporal, estamos conscientes de que a nossa luta é que faz valer a lei. A história de vida de nosso povo não começa no ano de 1988 em diante, a nossa história de vida existe há mais de 500 anos. O marco temporal não é uma opção certa para demarcação de terras indígenas, quando a portaria (303) for colocada em prática revisando todas as terras indígenas já demarcadas. Assim o governo mostra que vai esconder a morte, o massacre e o roubo de nossas terras antes de 1988 a data da proclamação da constituição federal. O nosso povo entende que, se o marco temporal for colocado em prática aproximadamente 370 mil índios serão obrigados a viver fora de seus territórios tradicionais. Isso equivale 1/3 da população indígena do país, isso o nosso povo nunca vai aceitar.

Diante desse massacre cruel dos grandes produtores rurais contra o nosso povo, os Guarani Kaiowa não se recuarão e nunca se renderão. Quanto mais avançarmos dando passo para frente é um para dentro de nosso tekoha tradicional.

De hoje em diante, o mundo saberá que os Guarani Kaiowá já tem uma atitude de retomar o nosso tekoha tradicional, por que somente assim iremos garantir a demarcação de nossas terras. Temos consciência de que, sempre na retomada de nosso tekoha perdemos a nossa vida por lutas, pelos nossos direitos, pela justiça e liberdade que a notícia espalhe pelo mundo. De que o nosso povo Guarani Kaiowá nunca irá deixar de lutar, que ira dar o ultimo suspiro e derramamento de sangue para defender o nosso território.

Assim morreram nossas lideranças, deram suas vidas por nós. Dessa forma também morreremos juntos, pois somente assim não haverá mais luta, a luta do povo originário dessa terra. 

 A nossa luta, o homem branco, a sociedade não indígena precisa entender que o nosso povo luta não somente pela terra, lutamos também para defender a vida e também o nosso planeta terra. Lutamos pelo bem viver dos povos indígenas.

 Afirmamos aqui que o nosso sonho nunca vai morrer, sempre irá brotar a cada momento, a cada segundo a esperança de vivermos em nossa terra sagrada para viver o momento e o modo de ser e de viver como um povo que sempre viveu no passado a liberdade e a felicidade, só queremos voltar para trás a viver o nosso futuro.

Com a demarcação de nossos territórios (Tekoha Guasu) começaremos um futuro mais brilhante que nós tanto sonhamos: a nossa vitória!!!

 

Respeitosamente assinam o povo Guarani Kaiowa.

Carta denúncia dos Guarani Kaiowá escrita por  Elson Canteiro Gomes liderança jovem Guarani  Kaiowá de Caarapó  e firmada pelos integrantes da Missão Ecumênica.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×