Notícias

Carta do Nordeste sobre o Cenário Pós-eleitoral

por SOS Corpo*

Nós, participantes do Seminário “Desafios dos Movimentos Sociais do Nordeste e do Brasil Pós-Eleições”, reunidos/as em Recife entre os dias 28 e 30 de novembro de 2018, tornamos pública esta Carta Política num momento histórico que nos convoca à importante ação de “Não Deixar Ninguém Pra Trás”.

A história do Nordeste é marcada pela escravidão, pelo latifúndio, pela pobreza, pelas violências, pelo machismo, racismo e desigualdades tanto no campo, quanto na cidade. É inaceitável que ainda tenhamos a população mais pobre do País, que enfrenta tantas vulnerabilidades, intolerâncias, perseguições, exclusão e mortes. Por isso, nossos movimentos se fortalecem, dialogam e se encontram na defesa dos direitos sociais, culturais, políticos e econômicos, entendendo que a defesa do direito à livre associação entre pessoas, a manifestar-se publicamente, viver uma vida sem violência e a comunicação alternativa, sem monopólios, são essenciais para um país democrático e plural.

O atual cenário político brasileiro nos coloca em estado de alerta e articulação permanente e é, assim, que enfrentaremos as propostas de apropriação dos bens públicos e comuns, sejam essas pautadas pelos poderes Executivo, Judiciário ou Legislativo. Não permitiremos o aumento das vulnerabilidades de populações já excluídas, penalizando ainda mais as mulheres negras, indígenas, quilombolas, a população LGBTI, as diversas e plurais comunidades urbanas e do campo.

Comprometemo-nos a continuar na resistência, ocupando as ruas, Denunciaremos e exigiremos punições aos autores de assassinatos às lideranças dos movimentos sociais, as diversas e plurais comunidades urbanas e do campo. Comprometemo-nos a continuar na resistência, ocupando as ruas, produzir conhecimentos, fortalecendo a educação popular e feminista para construir um Brasil mais justo com o seu próprio povo. Não deixaremos ninguém para trás, como proposto pela Agenda 2030 e seus objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pautando produzir conhecimentos, fortalecendo a educação popular e feminista para construir um Brasil mais justo com o seu próprio povo. Não deixaremos ninguém para trás, como proposto pela Agenda 2030 e seus objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pautando uma perspectiva de desenvolvimento para todos e todas com justiça e igualdade social.

Assim, hoje, 10 de dezembro de 2018, quando se celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirmamos a defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Brasileira. Estaremos juntos e juntas para reafirmar que o Estado é Laico e tal laicidade deve ser garantida nas instituições públicas, inclusive nas Escolas. E estaremos unidas e unidos para apoiar o multilateralismo que entendemos ser fundamental para defesa de direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais para as relações de solidariedade internacional e latino-americana.

No Nordeste, em 2018, elegemos alguns governos de visão democrática, e, além disso, a única mulher governadora do País. Mas há muito a ser feito. Por isso, RESISTIREMOS e continuaremos MOBILIZADOS/AS nas ruas, nas ações com os movimentos, com as comunidades e grupos locais, inclusive via Artivismo criativo. Agregaremos mais corações e mentes e continuaremos incansáveis no combate ao fundamentalismo e à intolerância religiosa; na defesa do acesso à terra e moradia digna; pela saúde, pela igualdade de gênero, pelos direitos sexuais e reprodutivos de todas as pessoas e por uma educação crítica e libertadora.

Reafirmamos, sobretudo, nossa coragem e determinação, de levar, com amorosidade, a resistência na defesa dos Direitos Humanos para todos os cantos do Nordeste e do País “Ninguém solta a mão de ninguém, para não deixar ninguém para trás”.

“O amor é a força mais sutil do mundo” Gandhi.

Assinam:
1- Estudantes de Educação no Campo
2- Movimento Quilombola
3- ABONG – Associação Brasileira de ONG´s
4- Juventude – PT
5- Universidade Federal do Piauí
6- FETRAECE
7- FETAGPI
8- Fórum Cearense de Mulheres/AMB
9- Universidade da Integração
10- GRUNEC- Grupo de Valorização Negra do Cariri cearense.
11- ASP-MA
12- Católicas pelo Direito de Decidir/AMB/MA
13- Fórum Popular da ECOSOL
14- Coletivo Vozes de Maria
15- MNC + – Movimento Nacional das Cidadãs Positivas/PE
16- RNP+PE –Rede Nacional das Pessoas Vivendo com HIV e Aids – Núcleo de Pernambuco.
17- Escola de Formação Quilombo dos Palmares – EQUIP
18- Instituto Papai
19- Coletivo Periféricas
20- Coletivo Mulheres de Jaboatão
21- GESTOS- Soropositividade, Comunicação e Gênero
22- Fórum Suape
23- Centro de Mulheres do Cabo
24- Grupo de Mulheres de Bem Virá
25- Grupo Gay Leões do Norte
26- FETAPE
27- Fórum de Mulheres de Pernambuco/FMPE
28- Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco
29- Colônia de Pescadores e Pescadoras/
30- FASE
31- Grupo Espaço Mulher
32- Coletivo de Mulheres Viradas no Moi de Coentro
33- SERTA
34- Centro Agroecológico – Sabiá
35- Grupo de Capoeira Herança de Angola
36- Comissão Pastoral da Terra – CPT –PB
37- Rede de Educação Cidadã – RECID
38- Movimento Negro – CONEN –BA
39- CEN- Coletivo de Entidades Negras – BA
40- Movimento de Cultura Popular subúrbio – BA
41- Quilombo Zefirina – BA
42- Rede de Educadores Populares do Nordeste –AL
43- FETAG/AL
44- AJURCC –Campina Grande –PB
45- Manaíra
46- ENFOC/CONTAG
47- MST – Movimentos dos trabalhadores e das Trabalhadoras sem terra
48- Ocupação Urbana – Marielle Franco/PE
49- CEAAL
50- SOS CORPO – Instituto Feminista para Democracia
51- PJR – Pastoral da Juventude Rural
52- SINTEPE – Sindicato Professores(as) Pernambuco

Recife, 10 de dezembro de 2018.

Publicado originalmente no site de SOS Corpo.

Foto de capa: Retirada aqui.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×