Notícias

Carta da Câmara Episcopal da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Em defesa da Democracia brasileira

“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (1 Pedro 3.11)

A Câmara Episcopal tem acompanhado a situação política, econômica, social e religiosa em nosso país. Entendemos que nosso ministério pastoral, exercido em cada diocese, com cada pessoa e cada comunidade, também tem o dever de estimular a IEAB e contribuir com a Igreja de Cristo e com toda a sociedade brasileira nesta situação.

Aproximamo-nos tristemente de 600.000 vidas perdidas em pouco mais de um ano e meio, tendo como triste protagonista o negacionismo governamental, e agora ficando evidente as inúmeras irregularidades que envolveram o protelamento de compra de vacinas e outros insumos enquanto se defendiam interesses particulares.

A mesma gestão política que distribuiu um insuficiente “auxílio emergencial”, e que elevou o custo de vida de forma descontrolada, jogou, segundo o IBGE, 41% das pessoas brasileiras na insegurança alimentar (sem saber se terão o que comer no dia seguinte).

Finalmente, e não menos grave, tem produzido violentos e sistemáticos ataques às instituições democráticas, especialmente ao Supremo Tribunal Federal, além de questionar, sem base concreta, a legitimidade dos processos eleitorais em si mesmos (atacando também o Tribunal Superior Eleitoral) e outras instituições.

A democracia brasileira, especialmente após o longo período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, e da Constituição de 1988, tem tido problemas, como toda democracia. Tais problemas refletem a profunda desigualdade social e econômica que, lamentavelmente, destaca o Brasil entre os países com maior concentração de renda no mundo.

No entanto, entendemos que não existe outra forma melhor de resolver esses problemas do que o processo democrático, em especial se pensarmos no respeito às garantias de vida e na dignidade humana e ambiental. Esse processo deverá sempre ser aprimorado, nunca suprimido. É aqui que a advertência da Primeira Carta de Pedro deve nos animar: nos afastarmos do mal, fazer o bem e buscarmos a paz com perseverança.

Acompanhamos, com preocupação, que algumas igrejas evangélicas que não participam da histórica caminhada do movimento ecumênico têm reforçado o coro daquelas pessoas que ameaçam o processo democrático e suas instituições, defendendo até mesmo a ruptura institucional de nossa democracia.

Embora respeitemos o direito de manifestação e expressão da fé em todas as suas formas, não podemos nos calar diante de tais ameaças ao estado democrático de direito. Reafirmamos aqui a defesa da democracia, da Constituição Federal de 1988 e dos processos nela previstos, tais como a iniciativa de plebiscitos populares em defesa do patrimônio público e das políticas públicas, os processos de investigação parlamentar e judicial e, de modo especial, as eleições livres e transparentes, realizadas por meio de processos que considerem a diversidade de gênero, etnia e classe social, da forma como são definidas pelos organismos constitucionais competentes.

Unimo-nos ao povo brasileiro neste Grito das Pessoas Excluídas, que ocorrerá no marco da comemoração da Independência do Brasil (no dia 07 de Setembro) e às suas reivindicações: participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda.

Unimos também nossas vozes ao salmista, dizendo: “O Senhor faz justiça e defende a causa das pessoas oprimidas” (Salmo 103.6).

Que Deus em Cristo abençoe nosso país e nos conduza no caminho da justiça e da paz.

Câmara Episcopal

Bispo Naudal Alves Gomes – Diocese Anglicana do Paraná – Primaz da IEAB
Bispo  Maurício Andrade – Diocese Anglicana de Brasília
Bispo  Francisco de Assis da Silva – Diocese Sul Ocidental
Bispo  Humberto Maiztegui – Diocese Meridional
Bispo João Câncio Peixoto – Diocese Anglicana do Recife
Bispo Eduardo Coelho Grillo – Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Bispa Marinez Rosa dos Santos Bassotto – Diocese Anglicana da Amazônia
Bispa Meriglei Borges Silva Simim – Diocese Anglicana da Pelotas
Bispo Francisco Cézar Fernandes Alves – Diocese Anglicana de São Paulo
Bispo Clóvis Erly Rodrigues, Emérito
Bispo Almir dos Santos – Emérito
Bispo Celso Franco – Emérito
Bispo Jubal Pereira Neves – Emérito
Bispo Filadelfo de Oliveira – Emérito
Bispo Renato da Cruz Raatz –  Emérito

 

Fonte Site da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×