Notícias

Campanha Primavera para a Vida lança publicação com reflexões teológicas sobre “fake news”

Lançada no Seminário da Campanha Primavera para a Vida 2021, a publicação traz reflexões que ajudam a entender e aprofundar sobre as “Fake News” no âmbito das igrejas e na sociedade.

 

A disseminação proposital de desinformação e notícias falsas, passam ocupar um lugar central nos debate públicos sobre a democracia e as implicações que esse fenômeno tem causado para a sociedade.  A publicação “Buscar a Verdade: Um Compromisso de Fé” envia luz à importância do caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça, e denuncia como isso tem sido um impeditivo para avanço social. Inspirada no texto bíblico da Campanha Primavera para a Vida ‘’Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça’’. Pv 12:17ª, a obra expressa como as comunidades de fé são impactadas e como podem fazer os enfrentamentos contra injustiças e mentiras.

A publicação foi lançada durante o Seminário da Campanha Primavera para a Vida 2021, e traz como proposta a reflexão sobre esses novos desafios para as sociedades democráticas, através de subsídios bíblicos e teológicos para que as igrejas trabalhem nas suas reuniões, encontros, catequeses, estudos bíblicos e escolas dominicais. Uma nova ferramenta para discussão coletiva que pode contribuir para o urgente e necessário debate entre igrejas, organismos ecumênicos, movimentos sociais e organizações populares.

Os artigos são assinados por representações das Igrejas que compõe a CESE: Dra. Camila Oliver (Alianças de Batistas do Brasil); Teólogo Dr. Paulo Ueti (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil); Teóloga Renate Gierus (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil); Reverendo Dr. Alexandre de Jesus dos Prazeres (Igreja Presbiteriana Unida); Dra. Flora Maria Pereira (Igreja Católica Apostólica Romana); e Reverendo André Lima (Igreja Presbiteriana Independente). E também pela Professora Dra. Magali Cunha, pesquisadora do tema e da relação estreita existente entre a disseminação de notícias falsas e o aprofundamento de fundamentalismos religiosos nas igrejas e na sociedade brasileira.

A publicação é composta ainda por Histórias de Vidas de pessoas e organizações, afetadas pela disseminação de notícias falsas. O Movimento dos Atingidos por Barragens; Rafael Soares, diretor executivo de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço; e Eliete Paraguassu, liderança quilombola e integrante do Movimento de Pescadores e Pescadoras da Ilha de Maré, contribuíram com produção dos textos deste capítulo.

Nossa gratidão à valiosa contribuição das pessoas que escreveram os textos, representando a diversidade de olhares das igrejas que compõem a CESE, e às pessoas que compartilharam os impactos da proliferação desenfreada de mentiras sobre suas vidas e organizações.

Desejamos uma boa leitura!

Para acessar a publicação, clique aqui.

 

Fonte: Site da CESE 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×