Notícias

Brasil, Bolívia, Chile e Nicarágua são exemplos no combate à fome na América Latina

Brasil

Segundo o recente relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o percentual de pessoas atingidas pela fome na América Latina e Caribe baixou de 14,7% para 5,5%. Nos últimos 20 anos, mais de 30 milhões de pessoas superaram a fome na região. Desde 2002, a pobreza tem diminuído de 44% para 28%. As causas dos resultados positivos estão relacionadas com investimentos em políticas públicas focadas na redução da pobreza e da desigualdade.

Intitulado "O panorama da insegurança alimentar na América Latina e no Caribe 2015”, o informe indica que a América do Sul, que responde por 65,9% do total da região, foi a que teve o maior avanço. A América Central reduziu a fome de 10,7% a 6,6% da população, mas, desde 2013, os números estancaram. No Caribe, a redução foi menor, de 27% (1990-92) para 19,8% (2014-16). O resultado se deve, em grande parte, à situação crítica do Haiti, que corresponde a 75% da população subalimentada do Caribe.

A experiência brasileira

O Brasil vem apresentando importantes reduções. Na década de 1990, o total de pessoas subalimentadas superava os 22 milhões, representando 14,8% da população. Atualmente, a taxa é inferior a 5%. Em 23 anos, o país diminuiu em 29,7% a pobreza e 17,4% a pobreza extrema. De acordo com o relatório, o resultado positivo responde a um contexto macroeconômico favorável, que permitiu políticas públicas e a participação de setores envolvidos no combate à fome.

Em entrevista a Adital, Marcelo Gonçalves, secretário-executivo do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) diz que o bom desempenho brasileiro é resultado de uma década de esforços conjuntos, que foram sendo aprimorados. Gonçalves destaca que a experiência brasileira é apontada como inovadora, sendo já premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma importante ferramenta de gestão social. Ele cita que o formato já é copiado em países da América Latina e da África.

Para ele, a inovação do Brasil nas políticas de combate à fome deve-se à intersetorialidade dos projetos, ao fortalecimento da renda da população mais pobre e à participação social. Ressalta que o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de políticas de crédito, é importante para aumentar a disponibilidade de calorias de alimentos para a população. "A agricultura em larga escala produz apenas soja, milho, cana, enquanto a agricultura familiar gera os alimentos do dia-a-dia, como verduras, legumes, feijão”.

O fortalecimento da renda da população mais pobre também é outro fator decisivo no combate à fome. Gonçalves comenta que não adianta apenas ter disponibilidade de alimentos se não há disponibilidade de acesso aos produtos. Programas sociais, como o Bolsa Família, o aumento dos índices de emprego e a valorização do salário mínimo contribuíram para a ampliação da renda e para viabilizar o acesso aos alimentos. De acordo com o secretário do Consea, pesquisas apontam que, quando se aumenta a renda familiar, as pessoas preferem alimentos mais saudáveis. Portanto, outro reflexo positivo da elevação da renda é uma alimentação de mais qualidade.

A experiência brasileira inclui ainda políticas voltadas para a alimentação escolar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende a em torno de 43 milhões de estudantes todos os dias do ano letivo. "Esta é uma refeição destaque ao longo do dia para as crianças”. Gonçalves informa que 30% do Penai devem ser comprados da agricultura familiar. "Percebemos, então, a união de duas políticas que vão se comunicando num sistema de gestão interligado”.

Ele comenta que o Brasil já saiu do Mapa da Fome, o que significa ter menos de 5% das pessoas em situação de insegurança alimentar. "Atualmente, devemos estar com uma taxa 1,7%, o que significa em torno de 3 milhões de pessoas nessa condição extrema, e isso ainda é muita gente”. O especialista diz que essas pessoas, geralmente, fazem parte de populações isoladas e bem específicas, como os povos indígenas – que são afetados em dobro pela insegurança alimentar – e comunidades tradicionais (quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, pantaneiros). Para Gonçalves, também é preciso reconhecer que a população negra ainda enfrenta uma "carga mais pesada” de insegurança alimentar.

O próximo passo no combate à fome, diz ele, é focar em políticas públicas para essas populações específicas, além de manter as políticas universais já consolidadas.

América Latina e Caribe

De acordo com o relatório da FAO, a Bolívia reduziu a fome de 38% (1990-92) para 16% em 2014-16. No Chile, de 1990 a 2013, a pobreza passou de 38,6% para 7,8%, e a pobreza extrema de 13% a 2,5%. Na Argentina, Barbados, Costa Rica, Cuba, México e Uruguai, os índices de pessoas que sofrem com a fome estão abaixo de 5%.

Destaque para Nicarágua, um dos países que mais reduziram a fome nos últimos 25 anos. A taxa baixou de 54,4% (1990-92) para 16,6% (2014-16), forma 37,8 pontos percentuais.

O informe revela ainda que a agricultura familiar é a protagonista da segurança alimentar e nutricional, da redução da pobreza e da sustentabilidade do meio ambiente. Segundo a FAO, cerca de 500 milhões de propriedades familiares gerenciam a maior parte das terras agrícolas e 80% das que produzem alimentos são agricultores familiares.

A proposta da América Latina e Caribe é de ainda erradicar totalmente a fome antes de 2025, por meio da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome. A redução da fome na região alcançou as metas internacionais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e as da Cúpula Mundial da Alimentação (CMA). No total, 17 países lograram a meta ODM e 11 países alcançaram a meta da CMA, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Guiana, Nicarágua, Peru, República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Uruguai e Venezuela.

Segundo o representante regional da FAO, Raúl Benítez, "a história de êxito da região se sustenta na positiva situação macroeconômica durante as últimas décadas e o sólido e contínuo compromisso político dos países da América Latina e Caribe com a erradicação da fome”.

A luta contra a fome mudou de um olhar setorial para uma abordagem transversal e intersetorial. A situação ainda afeta mais de 34 milhões de pessoas na América Latina e Caribe. Os estudiosos destacam que esforços para erradicar a condição de subalimentação precisam continuar, apesar dos bons resultados. Em nível global, segundo o relatório, ainda 10,9% da população se encontra subalimentada.

Texto: Cristina Fontenele

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×