Notícias

Reflexão do Evangelho: A boa-nova do Reino é testada no deserto e anunciada publicamente

leia a bíblia online
Confira a reflexão do evangelho para o próximo domingo, dia 18 de fevereiro. A leitura fala sobre Marcos 1,12-15, e pertence a Carlos Mesters e Mercedes Lopes.

Boa leitura!

Situando

1.1 Marcos 1,12-13 mostra como a Boa-nova foi testada na hora da tentação de Jesus no deserto (Marcos 1,12-13). Jesus, com a força do Espírito do Deus da vida, recebida no Batismo (Marcos 1,9-11), começa a derrotar as forças de Satanás, as forças da morte.

1.2 Agora, aparece o resultado da longa preparação: Jesus anuncia a Boa-nova publicamente ao povo (Marcos 1,14-15).

 

Comentando

2.1 Marcos 1,12-13: A Boa-nova é testada e provada no deserto

Depois do batismo, o Espírito de Deus toma conta de Jesus e o empurra para o deserto, onde ele se prepara para a missão (Marcos 1,12-13). Marcos diz que Jesus esteve no deserto 40 dias e que foi tentado por Satanás. Em Mateus 4,1-11 se explicita a tentação: tentação do pão, tentação do prestígio, tentação do po¬der. Foram as três tentações que derrubaram o povo no deserto, depois da saída do Egito (Deuteronômio 8,3; 6,16; 6,13). Tentação é tudo aquilo que afasta alguém do caminho de Deus. Orientando-se pela Palavra de Deus, Jesus enfrentava as ten¬tações e não se deixava desviar (Mateus 4,4.7.10). Ele é igual a nós em tudo, até nas tentações, menos no pecado (Hebreus 4,15). Inserido no meio dos pobres e unido ao Pai pela oração, fiel a ambos, ele resistia e seguia pelo caminho do Messias-Servidor, o caminho do serviço a Deus e ao povo (Mateus 20,28).

2.2 Marcos 1,14: Jesus inicia o anúncio da Boa-nova de Deus

Marcos dá a entender que, enquanto Jesus se preparava no deserto, João Batista havia sido preso pelo rei Herodes. Diz o texto: Depois que João foi preso, Jesus voltou para a Galileia proclamando a Boa-nova de Deus. A prisão de João Batista não assustou Jesus! Pelo contrário! Ele viu nela um sinal da chegada do Reino. Hoje, os fatos da política e da polícia também influem no anúncio que nós fazemos da Boa-nova ao povo.

Marcos diz que Jesus proclamava a Boa-nova de Deus. Pois Deus é a maior Boa Notícia para a vida humana. Ele responde à aspiração mais profunda do nosso coração.

2.3 Marcos 1,15: O resumo da Boa Notícia de Deus

O anúncio da Boa-nova de Deus tem quatro pontos: (a) Esgotou-se o pra¬zo! (b) O Reino de Deus chegou! (c) Mudem de vida! (d) Acreditem nessa Boa Notícia! (Marcos 1,14-15). Esses quatro pontos são um resumo de toda a pregação de Jesus. Cada um deles tem um significado importante:

  1. Esgotou-se o prazo! Para os outros judeus, o prazo ainda não tinha se esgotado. Faltava muito para o Reino chegar. Para os fariseus, por exemplo, o Reino só chegaria quando a observância da Lei fosse perfeita. Para os essênios, quando o país fosse purificado ou quando eles tivessem o domínio sobre o país. Jesus pensa de modo diferente. Ele tem outra maneira de ler os fatos. Diz que o prazo já se esgotou.
  2. O Reino de Deus chegou! Para os fariseus e os essênios, a chegada do Reino dependia do esforço deles. Só chegaria depois que eles tivessem rea-lizado a sua parte, a saber, observar toda a lei, purificar todo o país. Jesus diz o contrário: “O Reino chegou!” Já estava aí! Independentemente do esforço feito! Quando Jesus diz “O Reino chegou!”, ele não quer dizer que o Reino estava che¬gando só naquele momento, mas sim que já estava aí. Aquilo que todos espera¬vam já estava presente no meio do povo, e eles não o sabiam nem o percebiam (cf. Lucas 17,21). Jesus o percebeu! Pois ele lia a realidade com um olhar diferente. E é esta presença escondida do Reino no meio do povo que Jesus vai revelar e anunciar aos pobres da sua terra. É esta a semente do Reino que vai receber a chuva da sua palavra e o calor do seu amor.
  3. Mudem de vida! Alguns traduzem Fazei penitência. Outros, Conver¬tei-vos ou Arrependei-vos. O sentido exato é mudar o modo de pensar e de viver. Para poder perceber essa presença do Reino, a pessoa terá que começar a pen¬sar, a viver e a agir de maneira diferente. Terá que mudar de vida e encontrar outra forma de convivência! Terá que deixar de lado o legalismo do ensino dos fariseus e permitir que a nova experiência de Deus invada sua vida e lhe dê olhos novos para ler e entender os fatos.
  4. Acreditem nessa Boa Notícia! Não era fácil aceitar a mensagem. Não é fácil você começar a pensar de forma diferente de tudo que aprendeu, desde pequeno. Isto só é possível através de um ato de fé. Quando alguém traz uma notícia diferente, difícil de ser aceita, você só aceita se a pessoa que traz a notícia for de confiança. Aí, você dirá aos outros: “Pode aceitar! Eu conheço a pessoa! Ela não engana, não. É de confiança. Fala a verdade!” Jesus é de confiança!

Fonte: Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, 2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×