Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Belo Monte: canteiros de obras ocupados por 600 pessoas

Belo Monte: canteiros de obras ocupados por 600 pessoas
Belo Monte: canteiros de obras ocupados por 600 pessoas
28 de outubro de 2011 Centro de Estudos Bíblicos

Em ato corajoso de denúncia da agressão ao meio ambeinte e aos direitos dos povos indígenas, cerca de seiscentas pessoas ocuparam na data de ontem os canteiros de obras  do que seria a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Povos indígenas, ribeirinhos e pescadores, ocuparam o canteiro de obras , mesmo sob ameaças , no Pará, na madrugada de hoje (27),

De acordo com o  Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a ocupação do local foi pacífica. Ainda que os  manifestantes não tenham encontrado resistência da polícia ou dos seguranças do empreendimento, o exército logo cercou a área para impedir a chegada de novos manifestantes. A juiza de Altamira/PA, atendendo os interesses das emprenteiras e da Compania Norte Energia, determinou a reintegração de posse. A desocupação se deu também de forma pacífica na data de ontem.

Ainda de acordo com o CIMI, o que motivou a ocupação foi o adiamento do julgamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região sobre o direito dos indígenas de serem ouvidos antes do início das obras.

A Rodovia Transamazônica, a BR-230, a partir do trecho em frente ao canteiro, na altura da Vila de Santo Antônio, também foi interditada. Apenas veículos transportando doentes passavam pelo local.

NOTA: Ao trazer a notícia, o CEBI reitera seu posicionamento contrário à construção da Usina de Bela Monte.