Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Beata Maria de Araújo- 107 anos de sua páscoa

Beata Maria de Araújo- 107 anos de sua páscoa
16 de janeiro de 2021 Comunicação

Por Jairo de Carvalho*

 

Amanhã, 17 de janeiro, comemora-se 107 anos da páscoa da Beata Maria de Araújo, nascida em 17 de janeiro de 1914 no povoado de Tabuleiro Grande, na época pertencente à cidade do Crato, atual cidade de Juazeiro do Norte.

 

 

RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – Prepare o estômago para ler a descrição da Beata da Hóstia Sangrante de Juazeiro, nas palavras do padre Alencar Peixoto:

“Maria de Araújo é o produto do cruzamento de duas raças [negra e índia] dando, portanto, uma hibridez horrível, uma monstruosidade feita mulher. Ela é de estatura regular, brunduzia, triste, vagorosa, entanguida [encolhida], essencialmente caquética, porque tem como ascendentes uma série de caquéticos ou tuberculosos. A cabeça que traz sempre descoberta tem a configuração de um corredor de boi, escamado. O cabelo nem é preto nem é branco. Os olhos pequenos e sem raio sequer de expressão que lhe ilumine o semblante, 20 mexem-se histericamente nas fraldas de uma testa estreita e protuberante. O nariz irrompe entre olhos, sem base e levantando-se, a pouco e pouco, alarga-se de asas chatas até os ossos molares, achamboirados [grosseiros], entupidos nas galhetas [rugosas] bochechas cavas. Os beiços moles e relaxados deixam a descoberto a um dos cantos da cóstoma (maus odores) boca, à competência com a pele de azeitona em estado de putrefação, denegridos os dentes lanianos. É uma alma execrável”.

PARA HOMENAGEAR MARIA DE ARAÚJO, NA DATA DE SUA PÁSCOA (17 DE JANEIRO DE 1914) FIZEMOS ESSA CANÇÃO:

https://www.youtube.com/watch?v=VSINsoIppM8&t=12s

 

* cantor, compositor, integrante do CEBI Ceará