Notícias

Assembléia Eclesial da América Latina e do Caribe apresenta seu Documento para o Discernimento Comunitário

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem agora seu Documento para o Discernimento. Coordenado por dom José Luis Azuaje e Ir. Birgit Weiler, é o fruto de um processo de escuta no qual “muitas pessoas, homens e mulheres de diferentes idades e de diferentes vocações e ministérios em nossa Igreja, participaram com grande interesse, alegria, dedicação e compromisso através das diferentes modalidades”.

Como o Documento indica em sua Introdução, “a participação ativa de tantas pessoas tem sido uma graça, uma forte experiência de sinodalidade”. Por isso, nos convida a lê-lo “em atitude de oração e discernimento”, procurando responder às perguntas sugeridas, que “nos convidam a contemplar os diferentes aspectos ligados a cada um dos temas centrais”.

O Documento começa por refletir sobre o horizonte e a finalidade da primeira Assembleia Eclesial, uma novidade na história da Igreja, que faz parte do Jubileu Guadalupano (2031) e da Redenção (2033), mas também do processo do Sínodo da Sinodalidade (2023). Ao mesmo tempo, é lembrado o caminho da Igreja latino-americana do pós-Concílio, das Conferências Gerais do Episcopado, especialmente Aparecida, celebrada em 2007 e que inspira esta Assembleia Eclesial.

No espírito de Aparecida, o Documento parte da afirmação de que “somos discípulos missionários de Jesus Cristo”, algo que é vivido como Povo de Deus. Um Povo de Deus com espírito sinodal, saindo para as periferias existenciais e dando vida.

Como resultado do processo de escuta, as duas partes mais importantes do Documento foram elaboradas. As duas partes pretendem escutar e discernir, em primeiro lugar, os sinais de nosso tempo que mais nos desafiam, e em um segundo momento, os sinais eclesiais que mais nos desafiam.

Ao analisar a realidade social, são abordadas diferentes questões, começando pela pandemia, considerada como um marco na mudança de época. A partir daí, uma reflexão sobre o cuidado da Casa Comum, considerado um chamado urgente; a crescente violência nas sociedades do continente, o que implica um chamado para um maior compromisso com a não-violência ativa e a promoção da paz; o fortalecimento da democracia e a defesa e promoção dos direitos humanos; o compromisso com uma educação integral e transformadora; a reconstrução do Pacto Global de Educação; e a educação popular.

A dimensão eclesial se baseia na ideia de uma Igreja sinodal e evangelizadora: de todos e para todos. A partir daí, é proposta uma reflexão sobre a grande diversidade sociocultural na sociedade e na Igreja, que se concretiza em diferentes realidades: quilombolas; pessoas com identidades e orientações sexuais diversas; pessoas com diferentes capacidades (especiais).

Estas realidades são vistas à luz da Palavra de Deus e do Magistério, abordando o desafio pastoral de anunciar o Evangelho às famílias hoje; a realidade dos jovens, protagonistas da sociedade e da Igreja hoje, mostrando as vozes da juventude no processo de escuta, fazendo a proposta de buscar novos caminhos com a juventude.

Algo que está ficando cada vez mais claro na América Latina e no Caribe é a concentração da população nas cidades, o que leva à questão de como passar da pastoral na cidade para a pastoral urbana. Também aborda o novo lugar para a mulher na Igreja e na sociedade.

O documento reflete sobre o que é mais doloroso, o que nos dá esperança, o que está mais ausente e o que está mais presente. A partir daí, são oferecidas propostas. Finalmente, a questão do clericalismo é abordada, apresentada como um obstáculo a uma Igreja sinodal, e relacionado a isso, os casos de abuso na Igreja: vozes que clamam por escuta e ação. Mostra também o que o movimento evangélico-pentecostal implica.

O Documento se encerra com uma oração à Padroeira da América Latina, a Virgem de Guadalupe, a quem é pedido “continuar abrindo caminhos para o Espírito e para trazer unidade entre nós”. E junto com isso: “Continuar a construir pontes e sussurrar sinfonias sinodais para nós”.

Confira o documento na íntegra:

 

Com informações do Luis Miguel Modino/Celam

Fonte - site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/assembleia-eclesial-da-america-latina-e-do-caribe-apresenta-seu-documento-para-o-discernimento/
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×