Notícias

Assembleia do CEBI Bahia: “Ouvi chefes da casa de Jacó: não cabe a vós conhecer o direito?” (Mq 3,1-2)

A Assembleia do Cebi Bahia aconteceu em 05 e 06 de novembro de 2022 em Feira de Santana, Bahia, contando com a participação de trinta pessoas. Esta foi um Assembleia de caráter formativo e a “profecia” foi a nossa guia.

Começamos os nossos trabalhos com a alegria e diversidade próprias do chão baiano. A assessoria ficou com Rafael Rodrigues (CEBI Nacional) que começou nos provocando a pensar, refletir e dialogar: “O que nós trazemos das nossas realidades”?

Depois de grupos de trabalhos, na plenária foram colocadas várias situações, “gritos da realidade baiana”: saúde educação, resistência, as bases, unir forças, memória também é grito, bases ideológicas, o silêncio como grito, esperança, ausência do povo em alguns momentos, “super louvores”, sofrimento das mulheres, luta dos negros, fragmentação das igrejas, educação familiar, falta de diálogo das pastorais.

E, começando pelos Livros de Reis até as profecias de Amós, Oseias, Isaías e Miqueias, Rafael nos apontou iluminações dessa realidade com a intensidades da profecia em um esquema muito simples: Onde está o profeta? De onde ele olha? O que ele vê?

  • Amós está no Reino do Norte, na “porta”; ele vê a injustiça.
  • Oseias também está no Reino de Israel; ele está na “eira”, ele vê prostituição.
  • Miquéias está no Reino do Sul e olha da “vila”; ele vê os problemas da terra.
  • Isaías com Miquéias, está no reino de Judá e olha da cidade (mas da periferia); ele vê as viúvas e órfãos.

Depois de muita discursão e trabalhos em grupo, Rafael nos ajudou em um processo de síntese para guiar o caminho do Cebi Bahia em 2023.

Fechando com Rafael a parte formativa, fomos para as Áreas do Cebi Bahia, a saber: Salvador, Feira de Santana, Irecê, Alagoinhas, Lapa, Ipirá. E partir de grupos de trabalhos podemos conversar sobre as prioridades e compromissos. Reafirmamos as prioridades da última Assembleia (27 e 28 de novembro de 2021, online):

Prioridade 1: Retomar, continuar e acompanhar os grupos de Leitura Popular da Bíblia nas comunidades.

Prioridade 2: Cuidar da formação sociopolítica (entre outras coisas, a partir de estudos da Laudato Si’ e Fratelli Tutti do Papa Francisco).

Prioridade 3: Animar a sinodalidade e ecumenicidade como esforço de inclusão, inserção e participação do Cebi com/na vida e missão das igrejas e religiões na Bahia.

Nesta perspectiva, a atual Coordenação apresentou e reafirmou o Projeto “Cebi Itinerante”, para continuar a missão junto às bases nos grupos de Leitura Popular da Bíblia espalhados pela grande Bahia. Cada área também colocou uma proposta de compromisso para 2023:

  1. Salvador: Encontro Ecumênico (a partir de temática da Campanha da Fraternidade 2023);
  2. Feira de Santana: Formação Sócio-Política (voltado para Juventudes e Ecumenismo); como também, retomar Estudos Bíblicos.
  3. Alagoinhas: Encontro de estudo sobre Campanha da Fraternidade e outra sobre Horizonte Sócio-Politico.
  4. Irecê: Círculos Bíblicos com foco na juventude.
  5. Lapa: Encontro de Formação Bíblica a partir de tema´tica do Mês da Bíblia (Carta aos Efésios).
  6. Ipirá: Retomada da Escola Bíblica.

Caminhando para a finalização da Assembleia ouvimos uma poesia de Drummond de Andrade, “No meio do Caminho” e cantamos o Pai Nosso dos Mártires: mesmo com pedras pelo caminho, seguimos contentando a justiça e a esperanças como profetas e mártires.

Amém! Axé! Awerê!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×