Notícias

Amem-se uns aos outros como eu vos amei (João 13,31-35) [Tomaz Hughes e Carlos Mesters]

Amem-se uns aos outros como eu vos amei (João 13
O texto situa-se no contexto do último Discurso de Jesus, durante a Ceia Pascal. O Discurso começa logo após a saída de Judas a caminho da traição, depois que Jesus lhe disse "o que você pretende fazer, faça-o logo" (João 13, 27). Com a licença oficial dada ao agente de Satanás para iniciar o processo que iria matá-lo, Jesus começa o processo da sua glorificação.
A sua fidelidade ao projeto do Pai vai levá-lo à Cruz, que, no Quarto Evangelho, não é um sinal de derrota, mas da vitória última e permanente de Deus. Por isso, a morte de Jesus, aparente vitória do mal, será a glorificação de Jesus e, nele, do Pai. O anúncio da sua partida, para os judeus uma ameaça (v. 33), é para a comunidade dos seus discípulos um momento de emoção e carinho. A sua última dádiva a eles é um novo mandamento: "eu dou a vocês um novo mandamento: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem amar-se uns aos outros" (v. 34).

O que há de novo neste mandamento?

O que diferencia a proposta de amor de Jesus e dos seus seguidores de outras propostas já conhecidas?

O mundo do tempo de Jesus, tanto na sociedade pagã como judaica, conhecia propostas de amor mútuo. O mandamento de Jesus é novo, em primeiro lugar, porque ele se impõe como exigência essencial para entrar na comunidade "escatológica". Essa é a comunidade que já experimenta a presença do Reino de Deus, mesmo que ainda espere a sua plena realização. Ou seja, é uma comunidade que experimenta a salvação já realizada em Jesus, enquanto ainda experimenta a sua situação permanente de fraqueza.
O mandamento também é novo, porque não se fundamenta nas leis da tradição judaica sobre o amor (p. ex. Levítico 19,18, ou os documentos do Qumrã), onde se propõe amar o próximo como a si mesmo. Assim, o mandamento é assumido nos demais evangelhos. Em João, no entanto, o mandamento é novo porque requer um amor mais radical, de entrega de si mesmo, como Jesus fez.
O modelo deste amor é o exemplo do próprio Jesus "assim como eu vos amei!". E como ele nos amou? Entregando-se até a morte, para que todos pudessem "ter a vida e vivê-la plenamente" (João 10,10). Este amor não é sinônimo de simpatia ou sentimento de atração. Exige humildade e disposição para o serviço que leva a morrer pelos outros.
Este "morrer" normalmente não se expressa através duma morte literal, mas morrendo diariamente ao egoísmo e à busca do poder dominador, para que sejamos servidores, especialmente dos mais humildes, a exemplo do Mestre que "não veio para ser servido, mas para servir" (cf. Marcos 10,45).
Este amor é tão fundamental para a comunidade dos discípulos de Jesus que deve tornar-se o seu sinal característico: "assim todos reconhecerão que vocês são meus discípulos" (v. 35). Mais do que uma lista de doutrinas, mais do que práticas litúrgicas ou rituais, embora essas tenham o seu lugar e a sua importância, é o amor mútuo e concreto que deve distinguir os discípulos de Jesus.
Atos dos Apóstolos lembra-nos que "foi em Antioquia que os discípulos receberam, pela primeira vez, o nome de cristãos" (Atos 11,26). Receberam uma nova designação, da parte dos outros, porque a sua maneira de viver era marcadamente diferente das outras comunidades religiosas da cidade – era marcada pelo amor mútuo.
O Evangelho de hoje convida-nos para que, honestamente, examinemos a nós mesmos, a fim de verificar se este amor-serviço ainda é a nossa marca característica, discípulos/as de Jesus, na nossa vida pessoal e comunitária!

O Livro da Glorificação e a hora de Jesus

O Livro da Glorificação, ou a hora de Jesus (João 13,1 a 20,31), é chamado assim porque mostra a realização plena de tudo o que Jesus vinha prometendo, enquanto realizava os sete sinais nos capítulos anteriores. O Livro da Glorificação começa com esta frase: "Sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (João 13,1). Finalmente, chegou a hora de Jesus ser glorificado pelo Pai (João 12,23.27-28; 13,31; 17,1) e de revelar-nos o verdadeiro rosto do Pai, que é Amor (1 João 4,8.16). A frase mostra que Jesus está disposto a levar até o fim sua obra de revelar o amor do Pai. A hora de Jesus é a hora do seu retorno para o Pai.

Como esta hora foi fixada pelo próprio Pai, ninguém sabe o momento exato em que ela acontecerá. Por isso, no Evangelho de João, na medida em que vamos acompanhando a caminhada de Jesus, cresce o suspense com relação à chegada da sua hora. Este suspense atinge seu ponto máximo em João 7,1: "Pai, chegou a hora: glorifica teu Filho para que teu Filho te glorifique!"
A dinâmica do texto do Quarto Evangelho vai preparando o leitor, para que ele mesmo possa descobrir o momento certo da chegada desta hora. O suspense começa nas bodas de Caná. Diante do pedido de sua mãe, Jesus diz que sua hora ainda não chegou (João 2,4). Mas, a atuação de Maria mostra que a caminhada em direção à hora já foi iniciada e os sinais começam a surgir.
Diante da samaritana, Jesus diz que "virá a hora – e é agora – em que surgirão os verdadeiros adoradores do Pai" (João 4,23). Os sinais de Jesus aumentam o suspense. Por duas vezes, os inimigos querem prendê-lo, mas ainda não tinha "chegado a sua hora", e a prisão não acontece (João 7,30 e 8,20). Para o evangelista, não são os inimigos, mas sim o Pai quem determina a hora de Jesus. Quando chegar a hora do Filho do Homem, acontecerá, ao mesmo tempo, a glorificação de Jesus e a derrota de seus adversários (João 12,31-32).
Os sinais feitos por Jesus levam seus inimigos a planejar sua morte (João 11,45-54). Jesus sabe, então, que sua hora está chegando (João 12,23.27; 13,1:16,32). A tensão entre ele e seus adversários culmina na sexta hora, no momento em que se sacrificavam os cordeiros para a Páscoa (João 19,14). Nesta hora, Jesus, o novo Cordeiro de Deus, inaugura a nova Páscoa. Este exato momento entre a hora de Jesus como o novo Cordeiro e sua gloriosa subida para o mundo do alto é descrito com belas imagens em Apocalipse 5,5-14.
Para as comunidades do Discípulo Amado, também chegará a hora. Para cada discípulo ou discípula, o encontro com Jesus acontece numa hora marcante e inesquecível (João 1,39). Mas, o suspense, que existiu entre Jesus e o mundo, continuará a existir entre a comunidade e o mundo. Para a comunidade chegará uma hora semelhante à de Jesus (João 16,2). Esta hora significa perseguições e morte (João 16,4). Diante do exemplo deixado por Jesus, as comunidades chegarão, através desta hora, à alegria que vem de Deus (João 16,21-22).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×