Notícias

Agenda conservadora, golpe e religião: alguns pontos para começar o mapeamento da questão

Agenda conservadora
Uma das questões mais complicadas no conjunto de temas que envolvem o golpe brasileiro é a questão religiosa. O golpe tem evidentemente uma agenda conservadora, pautada por uma bancada, dita da Bíblia, que exige cargos tidos como essencialmente ligados a questões fundamentais ao tema de Direitos Humanos e, inclusive, a Tratados Internacionais. Na verdade, a incapacidade dos governos de esquerda de negociar com a bancada dita evangélica, ao longo do tempo, por uma série de motivos, culminou numa estratégia que levou esses parlamentares e sua pauta ao protagonismo no golpe.

O comentário é de Adriana Dias, bacharel em Ciências Sociais em Antropologia, Mestre e Doutoranda em Antropologia Social pela UNICAMP e coordenadora do Comitê “Deficiência e Acessibilidade” da Associação Brasileira de Antropologia, em artigo publicado por Portal Fórum, 21-06-2016.

Eis o artigo.

Uma das questões mais complicadas no conjunto de temas que envolvem o golpe brasileiro é a questão religiosa. O golpe tem evidentemente uma agenda conservadora, pautada por uma bancada, dita da Bíblia, que exige cargos tidos como essencialmente ligados a questões fundamentais ao tema de Direitos Humanos e, inclusive, a Tratados Internacionais. Na verdade, a incapacidade dos governos de esquerda de negociar com a bancada dita evangélica, ao longo do tempo, por uma série de motivos, culminou numa estratégia que levou esses parlamentares e sua pauta ao protagonismo no golpe. O conservadorismo do atual Congresso Nacional, tão falado e tão pouco entendido em suas raízes, tem um núcleo expressamente pentecostal e neopentecostal, e falta a muitos analistas uma caracterização desses grupos com mais precisão.

Uma excelente fonte para pensar a questão é Pentecostals and Charismatics in Latin America and Latino Communities, organizado por Néstor Medina and Sammy Alfaro e publicado em 2015. Outra fonte interessante é o banco de Dados, com estudos disponíveis na Web em http://www.glopent.net/.

O livro, que trata de vários cenários latino-americanos, ajuda a pensar as relações entre religião, ou melhor, religiões e política, dentro de uma sofisticação maior. Para tanto, elabora melhor compreensão das dimensões social, política, e de fatores econômicos e simbólicos para dar conta de uma reflexão que possa contribuir, de fato, para entender o fenômeno do crescimento das igrejas pentecostais e neo-petencostais no Brasil e na América Latina. Afinal, evidentemente, a antiga análise weberiana que gira em torno de repetir a fórmula escapismo social mais desengajamento político não dá, há muito tempo, conta da questão. Também, a outra versão weberiana, muito comum, de busca de sentido num mundo em anomia também parece por demais simplista. Religião é busca de sentido desde sempre. Isso não explica nada porque explica quase tudo. Porque, queremos saber, de fato, em Cuba, há grupos ligados a estas novas manifestações religiosas que apoiam a revolução de Castro, e grupos radicalmente contra? Porque, no Brasil há denominações pentecostais que estão claramente contra o golpe e outras claramente a favor dele? Qualquer generalização não dará, obviamente, bons resultados para pensar o tema…

O presente ensaio é uma tentativa, portanto de iniciar um diálogo sobre a questão, com você leitor, deixando claro que não sou antropóloga da religião, embora meu objeto de estudo principal, a extrema direita, tenha características religiosas, e por isto, sempre me vi obrigada a acompanhar a questão. Também explicito que falo de um lugar demarcado, sou cristã, católica, formada pela Teologia da Libertação. Dirigi por certo tempo o site da revista Sem Fronteiras dos Missionários Combonianos, e como leiga comboniana, preservo a fonte de luta desta ordem contra toda forma de discriminação.

Isto posto, comecemos. O pentecostalismo, principal tema aqui, teve origem dentro da igreja evangélica reformada, que se distribuem em dezenas de denominações originárias nas confissões luteranas, anglicanas, calvinistas (congregacionais e presbiterianas), episcopais, metodistas, batistas e anabatistas, entre outras. Não é um movimento novo. O marco inicial, para a grande maioria dos autores seria o movimento da rua Azusa, em Los Angeles, nos EUA, uma tentativa de “avivamento espiritual” liderado por William Seymour em 1901, e que se expandiu para vários outros lugares na América do Norte. Seymour era filho de ex-escravos católicos e frequentara tanto as igrejas batistas como a Episcopal. O movimento iniciado por ele trazia como diferencial a glossolalia (falar em línguas estranhas) e atraía principalmente imigrantes e afro-descedentes.

Dentro do pentecostalismo clássico norte-americano se desenvolveram três orientações principais: Santidade-Wesleyana, Vida Superior e Unitários. A primeira corrente de forte vocação episcopal e metodista, tem como cerne a vida interior do indivíduo e seu papel social como agente transformador no mundo. No segundo, a “prática cristã social”, foi desmerecida, pois o marco do “batismo pelo Espírito Santo” eram os dons, em especial “de profecia, cura e outros milagres”, e como “dons”, não havia a necessidade do “esforço pessoal” para alcançar a bênção de tal “batismo”. Ambas as correntes são trinitárias e, portanto, defendem a crença na Trindade, como as denominações de tradição histórica e o catolicismo. Na terceira corrente desaparece a crença na Trindade, e o nome de Jesus surge como a fórmula de toda doutrina, pois ele que se manifestaria de várias formas durante o percurso das Escrituras. O batismo nas águas é um rito muito importante, e há grandes exigências sobre a santificação do corpo, em especial o da mulher.

No Brasil, exemplos desses três grupos entre dezenas de denominações são: a) Santidade-Wesleyana: Igreja do Nazareno, Exército da Salvação, Igreja Metodista Livre, Igreja Metodista Wesleyana, Igreja Wesleyana Unida; b) Vida Superior: Congregação Cristã no Brasil, Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério Belém (Pastor Silas Malafaia já foi membro da Diretoria), Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Catedral da Bênção, Igreja Cristã Maranata, Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, todas as denominações ditas “renovadas”; c) Unitários: Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Congregação Unitarista.

Paralelamente a construção destas denominações surgiram movimentos interdenominacionais, fundados em pregadores que pretendiam “unir” os diversos grupos, principalmente se autonomeando como profetas. É o caso de William Marrion Branham, que conseguiu milhões de seguidores e de Soto Santiago, que se dizia seu sucessor. No geral essas profecias tinham laços fortes entre política e religião: o primeiro atacava muito o comunismo, o segundo tentou criar um grupo mundial chamado “povo de Israel”.

Posteriormente, com o advento das tecnologias de rádio e televisivas surgiram os grandes pregadores/comunicadores e os programas de evangelização para TV viraram de grande efeito pirotécnico. Nesse momento, surgem as denominações neopentecostais. De caráter fortemente emotivo, o neopentecostalismo se formata em dois grandes grupos: um voltado diretamente para a teologia da prosperidade e para uma interlocução com o fracasso material como expressão da presença do mal na vida do indivíduo. O outro, organizado nas igrejas em células, que valoriza mais o desenvolvimento pessoal e coletivo dos membros.

No primeiro grupo estão: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, entre outras e no segundo campo, a Videira Igreja em Células, a Igreja Celular Internacional, a Igreja Bola de Neve, entre outras.
Como se pode observar, há uma diversidade imensa. Mas, o grupo é bastante heterogêneo, e a bastante espaço para a esquerda dialogar, inclusive com pautas progressivas, nos grupos da Santidade-Wesleyana, e nas Igrejas em Células, assim como nas denominações dos evangélicos que vem da reforma histórica. Mas, a falta de preparo da esquerda para esta interlocução entrega o parlamento exatamente ao grupo mais conservador e com a pauta mais anti-democrática.

Observem que a política brasileira se viu, nos últimos tempos dominada por certos pastores, quer parlamentares como o senador Magno Malta (PR/ES), os deputados João Campos (PSDB/GO) e Marcos Feliciano (PSC/SP) e membros atuantes de diversas denominações, como Sostenes Cavalcante que se dizem representantes dos evangélicos e do “BRASIL CRISTÃO”. De fato, o são? A Frente parlamentar Evangélica tem 199 deputados signatários, sendo que 11 estão fora de exercício no momento que escrevo este artigo. Conta ainda com quatro senadores. A Assembleia de Deus tem a maior representação na Frente, seguida pela Universal do Reino de Deus, ambas denominações cuja estrutura doutrinária não prioriza a justiça social como meta. Menos de 20% dos parlamentares parecem estar filiados a igrejas com preocupação social: a maioria dos presbiterianos são da Igreja renovada, não os históricos, o mesmo acontece com os batistas e assim por diante.

Há duas questões aí: uma é a capacidade dessas igrejas em se articular para eleger representantes, visto tornar o país “superior” moralmente é parte de seu propósito, a outra é a incapacidade do poder público de mapear e dialogar com as denominações que em sua interpretação das Escrituras problematizam a questão social. É importante frisar, ainda, que muitos evangélicos das denominações que tem representação no parlamento estão decepcionados com seus líderes, em especial pelos escândalos de corrupção. Grupos e blogs de membros das igrejas se multiplicam sobre o tema nas redes sociais.

Nesse momento, a esquerda precisa dialogar com todos os brasileiros abertos à necessidade de uma sociedade mais justa e solidária. Esse primeiro mapeamento pretende começar um diálogo nessa direção. Volto ao tema novamente em outro artigo.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×