Notícias

A prisão de manifestantes revolta os movimentos sociais

A prisão de manifestantes revolta os movimentos sociais
Os ativistas reclamam do uso pelo Governo paulista de prisões e inquéritos civis como forma de reduzir a onda de manifestações nas ruas.
 
Cerca de 400 servidores e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) fecharam ruas de acesso à instituição na manhã desta quinta-feira. Protestavam pela libertação de Fábio Harano, estudante e funcionário da USP, e por considerarem que a polícia plantou provas para detê-lo em uma estratégia para intimidar os movimentos que saem as ruas desde junho do ano passado.
Fábio Harano, de 26 anos, foi preso, junto a outro ativista, após um protesto segunda-feira na avenida Paulista. Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, ele faz parte dos primeiros adeptos da tática black bloc detidos em flagrante por associação criminosa. Além de incitar à violência durante o ato, Fábio portaria, segundo os policiais, material explosivo. Na quarta-feira, ele foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tremembé, localizado no interior de São Paulo e conhecido por abrigar envolvidos em crimes notórios.
A versão oficial, no entanto, é desmentida por pessoas que acompanharam a prisão. Ao contrário do que foi registrado como prova no boletim de ocorrência, não havia, segundo dizem, nenhum artefato explosivo com o manifestante. O padre Júlio Lancelloti, um ativista dos direitos humanos que viu o jovem ser revistado, afirma que “os policiais viraram e reviram os pertences dele e não acharam nada.” “A única coisa suspeita foi que dois policiais que estavam acompanhando ele falavam o tempo todo ao telefone como se estivessem recebendo recados de superiores”, comenta.
Nilma Aparecida, colega de trabalho de Fábio no Centro de Saúde Escola – ligado à USP -, afirma que “só havia água e vinagre, para conter os efeitos das bombas de gás lacrimogêneo, na mochila dele”, que ela chegou a carregar antes de ele ir à manifestação. “O Fábio vai para os protestos mesmo, é um militante, um sindicalista", diz Nilma, em referência ao posto ocupado por ele no Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp). "Mas é pacífico. É calmo até demais”, assegura.
Durante a manifestação desta quinta-feira, os manifestantes foram da USP até o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, protestar contra a prisão que consideram política. Uma comissão foi recebida por integrantes do Governo. “O pessoal do Governo insistia que a questão do Fábio tem de ser resolvida com a lei, mas sabemos que quem é responsável por isto é o Palácio dos Bandeirantes”, diz Magno Carvalho, diretor do Sindicato Dos Trabalhadores da USP (Sintusp). “A prisão foi armada, escolheram ele a dedo. Forjaram um flagrante para criminalizar de uma vez só o nosso sindicato, que está em luta, e os outros movimentos que ele apoia”, acusa.
O Governo do Estado de São Paulo também é acusado de perseguição por outros movimentos sociais, como o Movimento Passe Livre (MPL). Formado por jovens na casa dos 20 anos, o MPL ganhou importância no Brasil por ter sido responsável pela articulação no ano passado de manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus em algumas capitais do país. A ação contagiou o país que aderiu aos protestos de junho.
Após um grupo de mascarados depredar lojas de luxo em São Paulo, em um protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL), na quinta-feira 19, cerca de 20 integrantes do movimento foram intimados a depor. A data escolhida pelas autoridades foi justamente a mesmo do jogo da seleção brasileira, quando tradicionalmente ocorrem protestos. Chama a atenção o fato de o inquérito usado para convocá-los ter sido instaurado em outubro do ano passado.
Os ativistas, no entanto, não compareceram. “Este inquérito é um procedimento político que vem do comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo”, acusa Lucas Monteiro, do MPL, em referência ao fato de o secretário ser nomeado pelo governador. “Isto é ilegal, faz parte de uma estratégia de criminalização usada contra os movimentos sociais. Somos acusados (os integrantes do MPL) sem nos falarem de qual crime”, complementa Monteiro. O movimento nega ter ligação com os mascarados adeptos da tática tática black bloc e ressalta o seu caráter pacífico. “O secretário e o governador ficam tentando criar esta relação para criminalizar o movimento”, acusa.
De acordo com Lucas Monteiro, os integrantes do MPL que fazem parte do inquérito não irão prestar depoimento as autoridades policiais mesmo com as ameaças de serem levados à força por policiais. Os ativistas, diz, devem começar a se organizar em rede para resistir. Em outra frente, o Movimento Passe Livre tenta encerrar o procedimento na Justiça por meio de um com um habeas corpus. A ação, que foi ingressada em 9 de junho por advogados simpáticos à causa, ainda não foi julgada.
Para Pedro Arruda, cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o inquérito contra os integrantes do MPL é preocupante. Trata-se, em sua opinião, de uma nítida maneira de limitar direitos fundamentais, como a liberdade de expressão. “O Estado está usando uma frente policial e outra judicial para reprimir os protestos”, diz. “Em uma, usa gás, bala de borracha e a tropa de choque. Na outra, convoca os organizadores de forma preventiva e intimidadora”, comenta.
Arruda também lembra que, enquanto mostra rigor em relacionar os ativistas do MPL com os da estratégia black bloc, o Estado de São Paulo ignora as violências praticadas pelos seus policiais. “Até agora não se viu um sequer (integrante da PM) punido pelas agressões cometidas durante os protestos” aponta. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não se manifestou até a publicação da reportagem.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×