Notícias

“A Igreja ainda tem um longo caminho pela frente para que as mulheres encontrem o seu lugar de direito”

A Ir. Christiane Baka, decana de Filosofia da Universidade Católica da África Ocidental (CUWA, na sigla em inglês), credita as feministas cristãs por promoverem o lugar das mulheres na Igreja Católica.

A reportagem é de Lucie Sarr, publicada por La Croix International, 27-05-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Membro consagrada das Irmãs de Nossa Senhora da Paz na Costa do Marfim, ela possui doutorado em Filosofia pelo Institut Catholique de Paris e mestrado em Teologia pela Universidade de Poitiers.

Além das suas funções como decana no campus central da CUWA em Abidjan, ela também leciona e continua pesquisando vários temas filosóficos e teológicos – incluindo o papel das mulheres na Igreja.

Eis a entrevista.

Os movimentos feministas costumam culpar o cristianismo por perpetuar a desigualdade de gênero. A senhora acha que essa é uma crítica justa?

O que podemos reconhecer nos movimentos feministas é que eles foram – e ainda são – um apelo dirigido tanto à hierarquia da Igreja quanto aos teólogos para refletirem sobre formas e meios de promover as mulheres.

Qualquer que seja a forma que esses movimentos feministas tomem, eles trazem no coração a denúncia dos estereótipos e preconceitos que mantêm as mulheres sob o domínio dos homens.

Dentro da Igreja, por exemplo, os movimentos feministas estão na origem de várias iniciativas que devem ser elogiadas.

Podemos mencionar a abordagem feminina às Escrituras adotada por exegetas por exemplo na França, como Anne Soupa, católica, e Élisabeth Parmentier, protestante.

Além disso, foi a luta dessas feministas que levou o Magistério a tomar uma posição real sobre a questão das mulheres na Igreja.

Por outro lado, o que me perturba em alguns círculos feministas são elementos rancorosos e marxistas.

Eu acredito que Cristo, no começo, foi o primeiro a promover as mulheres, e, como tal, o cristianismo contém as sementes dos fundamentos para a promoção das mulheres.

Mas é verdade que ainda há um longo caminho a se percorrer para que as mulheres encontrem o seu lugar de direito na Igreja.

O Papa Francisco disse que a questão da ordenação sacerdotal de mulheres foi encerrada por João Paulo II. Por que isso aconteceu? E quais são os argumentos teológicos que se opõem às mulheres sacerdotes? E o diaconato feminino ainda é possível?

Quanto à ordenação sacerdotal de mulheres, Francisco foi claro ao alinhar-se com seus antecessores, especialmente João Paulo II.

Para ele, a questão foi encerrada por este último. Não sei dizer por que, já que eu mesma me faço essa pergunta.

De qualquer forma, ele continua sendo o papa da Igreja Católica com um governo que é extremamente ortodoxo.

No entanto, posso citar os argumentos teológicos apresentados pela Igreja para justificar a não acessibilidade das mulheres ao sacerdócio ministerial.

Eles podem ser resumidos em três pontos, de acordo com a declaração sobre a questão da admissão de mulheres ao sacerdócio ministerial feita no dia 15 de outubro de 1976.

Cita-se uma fidelidade tríplice. Primeiro, a Igreja Católica nunca admitiu que as mulheres possam receber validamente uma ordenação presbiteral ou episcopal. Segundo, uma fidelidade à atitude do próprio Cristo, que não chamou mulheres para estarem entre os Doze.

Nesse ponto, várias pessoas dizem que se Cristo viesse hoje, sem dúvida ele chamaria mulheres para segui-lo e que, acima de tudo, era a tradição que o impedia de fazer isso.

A posição oposta sustenta que Cristo era livre o suficiente para se libertar da tradição e escolher mulheres dentre seus apóstolos. De acordo com os proponentes dessa tese, Cristo deliberadamente retirou as mulheres do sacerdócio ministerial.

A terceira fidelidade é a da prática dos apóstolos. Quando escolheram um substituto para Judas, eles não escolheram uma mulher.

Edith Stein usou um argumento quase ontológico. Ela disse que o padre celebra “in persona Christi” e, como Cristo era um homem, uma mulher não pode presidir.

Quanto ao diaconato, que é considerado um serviço, pode-se imaginar que um dia as mulheres terão acesso a ele.

Mas é preocupante saber que o Papa Francisco diz que as mulheres devem intervir nos locais onde se tomam as decisões. Atualmente, os locais onde se tomam as decisões são os consistórios, e não há mulheres cardeais para participar da tomada de decisões.

Nas Igrejas da África, as mulheres são atraídas pelas novas comunidades que surgiram a partir da Renovação Carismática. A Igreja tradicional falhou em encontrar a linguagem apropriada para falar com elas?

Igreja deve ser reconhecida por ter fomentado o florescimento de várias associações religiosas femininas.

No entanto, as mulheres ainda ocupam lugares significativos e desempenham um papel importante.

Mas uma coisa é certa: essas novas comunidades dão às mulheres a oportunidade de serem pastoras, assim como os homens e outras pessoas, de serem pregadoras.

Não sei dizer se isso ajuda a atraí-las, mas reconhecemos essas comunidades como lugares onde as mulheres podem se sentir ouvidas e cuidadas.

Entrevista publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos. Segue o link : http://www.ihu.unisinos.br/599403-a-igreja-ainda-tem-um-longo-caminho-pela-frente-para-que-as-mulheres-encontrem-o-seu-lugar-de-direito

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×