Notícias

A herança viva do Che

por Marcelo Barros*

Nessa noite, em Valle Grande na Bolívia, pessoas, militantes de movimentos sociais de todo o continente latino-americano se reunirão para recordar que há 52 anos (1967), ali um oficial da CIA norte-americana assassinou friamente Ernesto Che Guevara, preso, indefeso e já muito ferido. Depois tirou suas roupas e expôs seu corpo nu, sujo e todo furado de balas em uma pedra de lavanderia local para deixar claro o que aconteceria a qualquer um que ousasse se rebelar contra o sistema. No entanto, a morte de Che inspirou gerações inteiras a manter o espírito revolucionário e até hoje sua herança é viva e fecunda, apesar de todas as dificuldades e atropelos do momento difícil pelo qual passamos.

Há doze anos, (2007) me lembro com saudade de que viajei junto com meu querido e saudoso pai Dom Tomás Balduíno de Goiás a Valle Grande para celebrar os 40 anos desse martírio. Contei detalhadamente essa viagem e o que vimos e ouvimos no caminho do Che que até hoje muita gente faz pelas encostas dos Andes até La Higuera (1300 metros) onde ele foi assassinado. Depois o corpo foi levado e exposto em Valle Grande, a cidade mais próxima. Eu e Dom Tomás fomos juntos com João Pedro Stédile e com vários companheiros e companheiras do MST e de outros movimentos sociais do Brasil. Ali no local onde o enterraram junto com mais oito companheiros assassinados, fizemos um culto ecumênico e prometemos continuar a luta (no nosso caso pacífica) pela libertação do continente e por um novo mundo possível.

Agora, no Brasil tomado por uma onda de ódio e intolerância que a cada dia se manifesta de modos novos e surpreendentes, a herança do Che e sua forma de ser (a firmeza revolucionária sem perder a ternura) continuam nos guiando. Convoca-nos a defender o processo social e politico bolivariano e com todas as nossas forças tentar unir as forças populares no projeto de libertação.

Publicado no blog do autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×