Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

A Eucaristia como Ato Social

A Eucaristia como Ato Social
15 de junho de 2022 Comunicação
blank

De acordo com os exegetas, a multiplicação dos pães é um relato que nos permite descobrir o significado que a Eucaristia tinha para os primeiros cristãos: ela é um gesto de irmãos e irmãs que sabem repartir e partilhar o que têm.

Segundo o relato, há ali uma multidão de pessoas necessitadas e famintas. Os pães e os peixes não são comprados, mas são sim reunidos. E tudo se multiplica e distribui sob a ação de Jesus, que abençoa o pão, o parte e o manda distribuir entre os necessitados.

Esquecemo-nos com frequência que, para os primeiros cristãos, a Eucaristia não era apenas uma liturgia, mas um ato social em que cada um punha os seus bens à disposição dos necessitados. Num conhecido texto do século II, em que São Justino nos descreve como os cristãos celebravam a eucaristia semanal, é-nos dito que cada um entrega o que possui para «socorrer os órfãos e as viúvas, os que sofrem por doença ou outra causa, os que estão nas prisões, os forasteiros que passam e, numa palavra, a todos os que estão necessitados».

Durante os primeiros séculos era inconcebível participar da celebração da Eucaristia sem levar algo para ajudar os indigentes e necessitados. Assim censura Cipriano, Bispo de Cartago, uma senhora rica: «Os teus olhos não veem o necessitado e o pobre porque estão obscurecidos e cobertos com uma noite espessa. Tu és afortunada e rica. Imaginas celebrar a Ceia do Senhor sem ter em conta a oferenda. Tu vens à Ceia do Senhor sem oferecer nada. Tu suprimes a parte da oferta que é do pobre».

A oração que hoje se faz pelas diversas necessidades das pessoas não é uma adição postiça e externa à celebração eucarística. A própria Eucaristia exige distribuir e compartilhar. Domingo após domingo, os crentes que nos aproximamos para compartilhar o pão eucarístico devemos sentir-nos chamados a partilhar mais verdadeiramente os nossos bens com os necessitados.

Seria uma contradição pretender partilhar como irmãos e irmãs a mesa do Senhor fechando o nosso coração àqueles/as que nestes momentos vivem a angústia de um futuro incerto. Jesus não pode abençoar a nossa mesa se cada um/a de nós guardarmos o nosso pão e o nosso peixe.

José Antônio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya