Notícias

A convite do CONIC o CEBI participou da Roda de Conversa organizada pela REDA BRASIL

 

A convite do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) o CEBI participou da  Roda de Conversa promovida pela Rede Ecumênica da Água (REDA), no último dia 10 de março, o qual aconteceu pela plataforma Zoom.

Entre as questões conversadas, ressalta-se a inquietação de como convidar e congregar as igrejas para integrarem a Rede Ecumênica da Água, pautando reflexões de que água não é mercadoria, mas dom divino, direito de toda a criação e bem comum.

O evento contou com a partilha de experiências relacionadas à água. Uma chamada “Cem mil jovens pela água” que foi apresentada pelo educador Luiz Rena, o qual diz, entre os objetivos, que tal iniciativa dialoga com a juventude no sentido de que a água está tornando-se mercadoria e, mais que mercadoria, está sendo transformada em objeto de especulação financeira. As reservas de água estão entrando como ativo financeiro nas bolsas. Além disso, o projeto “Cem mil jovens pela água” é fundamentado no protagonismo juvenil, a partir de uma pergunta simples: “De onde vem a água que você bebe?”, a fim de que a juventude reflita sobre a situação da água que chega nos ambientes em que vive. E, a partir daí constitua pequenos coletivos de respeito e cuidado das nascentes.

Outra experiência apresentada foi a do bispo Humberto, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o qual elaborou um material de reflexão com as comunidades, a partir do Evangelho de Lucas, tendo como tema: “O Evangelho segundo São Lucas e a espiritualidade quaresmal a partir da água”. Entre as propostas do referido material consta dialogar como surgiu o Evangelho de Lucas “e de que forma ele pode nos ajudar na nossa espiritualidade quaresmal, especialmente pensando na água como elemento vital e ameaçado pela ação humana na natureza”.

O Instituto Oca do Sol,ONG de Brasilia,  também falou sobre sua experiência relacionada à Espiritualidade da Água, com o Grupo Guardiões das Nascentes.

Como encaminhamento, as pessoas que participaram da reunião no dia 10 de março, pensaram sobre a necessidade de um planejamento estratégico que dialogue com outras organizações da sociedade civil e que já tenham experiências relacionadas à defesa da água e fortaleça processos de decisão em relação à mesma.

Ponderaram ainda sobre a importância de se fazer pressão política. Fazer campanhas que defendam a água como dom de Deus, bem de toda a criação.

E mais:

Importante pautar incidências de políticas públicas sobre a água e apoiar as ações de incidência local que já estão acontecendo.

Fazer um chamado para as igrejas integrarem a Rede Ecumênica da Água. Criação da rede para conectar com o cotidiano – conexão para a ação, transbordando o universo religioso com a abordagem “por uma espiritualidade da água”.

Conhecer experiências que já estão acontecendo, a exemplo as experiências aqui apresentadas. Fazer um controle da qualidade da água, a partir de dados do Mapa da Água, levantados pela Repórter Brasil, os quais mostram a qualidade da água que ingerimos e apresentam substâncias químicas e radioativas encontradas na água de mais 700 municípios do Brasil. Fazer parceria com os comitês das bacias hidrográficas.

Por fim, ressalta-se que a Rede Ecumênica da Água (REDA) foi lançada no Brasil no dia 22 de julho de 2021, em evento online, e tem por objetivo “promover a reflexão e a ação sobre as águas no Brasil, conscientizando sobre as várias questões que lhe dizem respeito, sejam elas ambientais ou sociais”.

 

Conselho Nacional do CEBI , 19 de março de 2022

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×