Notícias

50 anos do assassinato de Padre Henrique serão lembrados na mesa-redonda “Missão, martírio e verdade”

via IHU Online, com informações da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP*

Em memória pelos 50 anos da morte do Padre Antônio Henrique, sequestrado, torturado e assassinado pela ditadura militar implantada à época no Brasil, a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap promove na próxima sexta-feira (24), a mesa-redonda “Missão, martírio e verdade”.

A palestra contará com a participação do assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Ernanni Pinheiro, do jurista Roberto Franca e do secretário-geral da Comissão Estadual de Memória e Verdade, Henrique Mariano.

A mesa-redonda faz parte do evento “Pelo direito à memória: ditadura nunca mais! 50 anos do assassinato de Padre Henrique”, que contará, ainda, com uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Catedral da Sé, em Olinda, no próximo domingo (26). Além disso, na segunda-feira (27), às 18h, na Igreja das Fronteiras, no Derby, haverá uma vigília pelos 50 anos de martírio do padre. Na ocasião, os atores Júnior Aguiar e Daniel Barros apresentarão a peça “O pro(fé)ta: o bispo do povo”.

Memória

Muito ligado ao então Arcebispo e defensor dos Direitos Humanos, dom Helder Camara, de quem foi assessor, Antonio Henrique Pereira Neto, que além de padre era sociólogo e professor, tinha apenas 28 anos quando foi sequestrado e encontrado morto com sinais de tortura na Cidade Universitária do Recife. Atribuído aos militares, como forma de reprimir as atividades de Dom Helder e de seus auxiliares, e visando frear as ações desenvolvidas pelo jovem católico, contrário aos métodos da ditadura, o inquérito do crime jamais foi finalizado pelo regime ditatorial, que queria tratar o homicídio como um episódio comum.

O caso passou 45 anos sem um esclarecimento oficial, o que só veio a acontecer em 2014, através de relatório da Comissão da Verdade de Pernambuco. Foi revelado, finalmente, que o assassinato do padre Henrique tratou-se de um crime político, praticado por agentes do governo militar, em razão das ideias e atividades do religioso.

Publicado no site do IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×