Notícias

42% dos homens acreditam que a culpa por ser estuprada é da mulher

42% dos homens acreditam que a culpa por ser estuprada é da mulher
No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos e, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, esse cenário não está perto de mudar. Segundo o levantamento, 30% dos brasileiros concordam com a frase “A Mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. E o pior: 30% dos homens e 30% das mulheres pensam assim. Já a frase “Mulheres que se dão ao respeito não são estupradas” teve a concordância de 42% dos homens e 32% das mulheres. O que ambas as frases indicam é que se coloca a culpa do estupro na mulher, por suas roupas ou comportamento e que isso está tão naturalizado na sociedade, que até as mulheres pensam desta maneira.

Em 2014, uma pesquisa do IPEA mostrou que 26% da população concordava que mulheres que mostram o corpo merecem ser atacadas. Dado que deu origem à campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada. O que a nova pesquisa revela é que, dois anos depois, o cenário continua preocupante. São números que deixam claro o que significa o conceito de cultura do estupro, uma cultura em que se culpa a vítima pelo abuso sexual sofrido, ao mesmo tempo que naturaliza o comportamento do agressor.

Já quando o assunto é o medo de sofrer uma agressão sexual, 85% das mulheres disseram ter medo . No Nordeste, essa porcentagem sobe para 90%.  Entre os homens brasileiro, o medo de sofrer um estupro atinge 46%.  Vale ressaltar que, segundo registros oficiais, quase 50 mil mulheres são estupradas por ano e especialistas acreditam que apenas 10% dos casos sejam registrados, o que indicaria que os números podem chegar a 500 mil estupros por ano no país.

A pesquisa traz um pouco do esperança, porém: ao mesmo tempo que 37% dos entrevistados acham que “se dar ao respeito” evita o estupro, 46% dessas pessoas tês mais de 60 anos. O que indica que é menor a porcentagem de jovens que culpa a mulher pela violência sexual, um indício de uma mudança de mentalidade nas novas gerações.

A pesquisa entrevistou 3.625 brasileiros no início de agosto e foi encomendada para o Fórum de Segurança Pública que acontece até o dia 23 em Brasília.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×