Notícias

2ª Carta de São Paulo: Encontro Nacional da REJU

2ª Carta de São Paulo: Encontro Nacional da REJU

Nós, juventude ecumênica, participantes da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), estivemos reunidxs entre 11 e 14 de dezembro do ano de 2015 na Paróquia centro –  Igreja Martin Luther (IECLB), na cidade de São Paulo/SP, para o nosso Encontro Nacional. Estiveram presentes jovens de todas as regiões do Brasil. Durante os quatro dias, o tema “Direitos, Fé e Lutas” nos orientou.

O propósito do encontro foi avaliar os eixos propostos para o biênio 2015-2016 e nossa atuação durante o ano de 2015 nas incidências de políticas públicas de juventudes, isso em um importante momento em que presidimos o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). Foi um tempo de olharmos para nós enquanto rede e percebemos o nosso papel e os nossos passos e contribuições dentro desta luta maior que nos engajamos por um mundo mais justo para todas e todos.

Assim, o encontro teve como objetivos: i) o fortalecimento e a ampliação da REJU; ii) a efetivação dos diálogos e parcerias com outras redes, movimentos e organizações; iii) a avaliação das atividades da REJU durante o ano de 2015; iv) o planejamento das atividades e ações para a continuidade do biênio 2015-2016.

Quanto aos desafios das juventudes e incidência política na garantia de direitos, partilhamos nossas perspectivas:  •Denunciamos um dos maiores crimes ambientais do Brasil, tendo como responsável a empresa Samarco (BHP e Vale), na barragem de Mariana, que #NãoFoiAcidente e evidencia um modelo de desenvolvimento que contraria os princípios de uma justiça socioambiental.

Destacamos o nosso apoio ao #OcupareResistir, movimento dos estudantes secundaristas das escolas do Estado de São Paulo contra a (des)organização escolar anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e por uma educação pública de qualidade, assim como denunciamos a atuação truculenta da Polícia Militar do Estado contra o movimento com ações regidas pelo já citado governador.
Denunciamos toda tentativa de golpe contra a democracia e o impedimento da presidenta Dilma Rousseff (PT), orquestrada por determinados partidos políticos, por grupos mídiaticos, setores econômicos e do judiciário, que possuem o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), como grande parceiro e aliado.
Destacamos o nosso apoio à #PrimaveraFeminista e às lutas das mulheres, da Marcha das Margaridas, a Marcha das Mulheres Negras, Marcha das Vadias, Marcha do Empoderamento Crespo e toda a movimentação pelos direitos sexuais e reprodutivos com o lema: a #PílulaFicaCunhaSai.

Denunciamos e repudiamos o assassinato de Roberto de Souza Penha (16), Carlos Eduardo da Silva de Souza (16), Cleiton Correa de Souza (18), Wilton Esteves Domingos Junior (20) e Wesley Castro Rodrigues (25), jovens negros de Costa Barros, no Rio de Janeiro, acontecimento que constata mais uma vez o racismo institucional que estrutura a sociedade brasileira e que revela a falência de uma política de segurança pública orientada pela criminalização da pobreza. Fuzilados com cruéis 111 disparos feitos pela Polícia Militar, os cinco jovens negros com idades entre 16 e 25 anos tornaram-se mais um símbolo de um governo cuja política pública para as favelas e comunidades de periferia é pautada deliberadamente pela violência e um projeto de pacificação mantido pelas armas e pelo controle militarizado.

Após um profundo debate e partilha sobre as nossas práticas, avaliamos nossas ações a partir das nossas vivências e reafirmamos os nossos compromissos em incidirmos nos seguintes eixos de atuação: i) sexualidades e lutas feministas; ii) Estado laico e superação de intolerâncias; iii) desenvolvimento e justiça socioambiental; iv) enfrentamento ao extermínio da juventude negra; e v) democratização das comunicações.

Para este encontro, recebemos o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. Também contamos com o apoio na comunicação do encontro de Zwei Arts e de Fernanda Scherer – Fotografia e Vídeo.

Assim, regado pela nossa mística ecumênica, de cuidado e de diálogo, jovens de distintas experiências de espiritualidade se encontraram com o objetivo de ser rede na garantia dos direitos das juventudes, buscando interfaces com outros coletivos juvenis e sociais, sonhando outros mundos, lutando pela justiça e construindo aquilo que ainda não vemos, mas teimamos em imaginar.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×