Notícias

????????????????????????????????????́???????????? ????????̃???? ???????????????????????? ???????? ????????????́???????????????? ???????????????????????????? ???? ????????́???????????????? ???????? ????????????????????????̧????

???????? ???????????????????????????????? + ????????/????????/????????????????
???????? ???????????????? ???????? ????????????????????́????????????

Oscar Arnulfo Romero Galdámez, São Romero da América, foi arcebispo de El Salvador. A perseguição à Igreja transformou em mártires seus melhores sacerdotes e leigos e, com o martírio do jesuíta Pe. Rutilio Grande e dois catequistas no dia 12 de março de 1977, Romero tomou a decisiva posição em favor do povo salvadorenho, “sendo a voz dos sem voz”.

Devido ao seu compromisso com o povo salvadorenho e às denuncias que fazia das torturas e martírios que o povo vinha sofrendo, as autoridades militares começaram a perseguir os seus colaboradores mais próximo e, durante a consagração Eucarística, na capela do Hospital Divina Providência, no dia 24 de março de 1980, uma bala lhe atravessou o coração, caindo ele próprio mártir assim como tantos outros salvadorenhos.

Na sua última homilia no dia 23 ele exortava as forças da repressão: “Nenhum soldado é obrigado a obedecer a uma ordem que seja contra a lei de Deus: Não matarás… Suplico-lhes. Rogo-lhes. Ordeno-lhes em nome de Deus: Cessem a repressão!”. Romero já havia profetizado: “Se me matarem, ressuscitarei na luta do meu povo”. Já reconhecido como um santo mártir pelo povo, foi beatificado na capital salvadorenha, no dia 23 de maio de 2015.

Na ocasião da beatificação Dom Vicenzo Paglia ao desembarcar El Salvador, declara: “Romero deveria ser beatificado sob o pontificado do primeiro Papa latino americano. Hoje consigo entender em profundidade o porquê de tantos atrasos: Deus esperava pelo Papa Francisco. Deus escreveu esta página com as linhas tortas dos opositores”.

Uma grande multidão se fizeram presente na beatificação, vindas dos vários lugares do mundo para este momento tão significativo da Igreja Larino Americana, e juntos serem testemunhas do compromisso com as Causas e Lutas das quais o sangue de Oscar Romero e tantos mártires derramados neste chão martirial não fossem em vão, pois nestas terras banhadas de sangue e sonhos sementes de esperanças nasceram e nascerão.

No dia 14 de outubro de 2018, o Papa Francisco canonizou Dom Oscar Romero junto com outros novos santos.

???????????????????? ???????????????????????????????????????? ???????????? ????????????????????, ???????? ???????????????????????????????????? ????????s ????????́???????????????????????? ???????? ????????????????????ℎ???????????? ???? ???????? ???????????????????????? ???????????????????????????????????????? ???????? ???????????????????????? ????????????????????????-????????????????????????????????????.

 

Fonte: Redes sociais da Agenda latino Americana 2021

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×