Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Turma do DABAR VI realiza reencontro de partilha e aprofundamento bíblico

Turma do DABAR VI realiza reencontro de partilha e aprofundamento bíblico
10 de outubro de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
Turma do DABAR VI realiza reencontro de partilha e aprofundamento bíblico

Parte da turma do DABAR VI (2013-2014) esteve reunida em Guarulhos – SP, na Casa de Oração Regina Protmann, entre os dias 07 a 09 de outubro e 2016, num reencontro de partilha da vida e aprofundamento bíblico. Estiveram presentes Fátima Alves e Thiago Valentim, do Ceará, Pedro Rodriguez, Eliane Cordeiro, Matilde Ramirez e Flor Ramirez (esta da turma do DABAR VII), do Rio de Janeiro, Amélia Romano, do Mato Grosso do Sul, Maria José Paixão e Maria de Lourdes Lima, de São Paulo.

A ideia surgiu na última etapa do DABAR VI, na intenção de que o grupo não perdesse o vínculo e, ao mesmo tempo, mantivesse esse espaço de encontro e aprofundamento de temáticas ligadas à Bíblia e ao trabalho que realizam nas comunidades.

No primeiro dia, 07, os participantes fizeram uma partilha da vida, a partir de uma pergunta: O que mudou em minha vida após o DABAR? Várias experiências bonitas de luta, de engajamento, de crescimento pessoal foram apresentadas e refletidas. Em seguida, uma outra pergunta orientou a partilha: Quais os tesouros encontrados que trazemos neste momento para celebrar? Foi uma tarde muito rica.

No segundo dia, 08, com a facilitação de Nancy Cardoso, os participantes refletiram sobre o tema da justiça socioambiental a partir de 2 textos bíblicos: Dn 2 e Jó 28. O estudo reforçou a necessidade de fortalecer a discussão sobre justiça socioambiental por vários motivos, dentre eles: a justiça socioambiental não é uma temática, não é uma opção, mas é transversal, perpassa toda a vida humana; em qualquer texto a questão socioambiental está posta, porque faz parte da vida social; a leitura socioambiental é uma leitura anti-imperialista, anti-idolátrica.

O terceiro dia, 09, foi dedicado a pensar de que maneira esse espaço de reencontro pode ser fortalecido. O grupo decidiu de continuar com o reencontro de pessoas que fizeram o DABAR, ampliando para todas as edições anteriores.

O DABAR é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, oferecido pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), em parceria com a Faculdades EST, São Leopoldo/RS, com carga horária de 400h/a e quatro módulos presenciais de duas semanas cada, que ocorrem sempre em Janeiro e Julho de cada ano.

São objetivos do DABAR:

•    Oferecer uma formação acadêmica sistemática acessível a pessoas das diversas denominações cristãs;
•    Capacitar metodológica e pedagogicamente pessoas que estão na caminhada da Leitura Popular da Bíblia;
•    Formar agentes para assessorar os grupos de base, as escolas bíblicas, os encontros de formação e outras propostas dentro da Leitura Popular da Bíblia;
•    Estimular a produção de subsídios que animem as lutas populares e que fortaleçam a espiritualidade no cuidado e promoção da vida.

O próximo encontro acontecerá de 21 a 23 de julho de 2017, em Fortaleza, e irá discutir sobre a conjuntura política brasileira. O encontro foi avaliado positivamente por todos os participantes, que saíram mais fortalecidos e animados para a caminhada junto aos pobres da Terra e o engajamento na luta por justiça socioambiental.

*por Thiago Valentim