CEBI em destaque

Turma do DABAR VI realiza reencontro de partilha e aprofundamento bíblico

Turma do DABAR VI realiza reencontro de partilha e aprofundamento bíblico

Parte da turma do DABAR VI (2013-2014) esteve reunida em Guarulhos – SP, na Casa de Oração Regina Protmann, entre os dias 07 a 09 de outubro e 2016, num reencontro de partilha da vida e aprofundamento bíblico. Estiveram presentes Fátima Alves e Thiago Valentim, do Ceará, Pedro Rodriguez, Eliane Cordeiro, Matilde Ramirez e Flor Ramirez (esta da turma do DABAR VII), do Rio de Janeiro, Amélia Romano, do Mato Grosso do Sul, Maria José Paixão e Maria de Lourdes Lima, de São Paulo.

A ideia surgiu na última etapa do DABAR VI, na intenção de que o grupo não perdesse o vínculo e, ao mesmo tempo, mantivesse esse espaço de encontro e aprofundamento de temáticas ligadas à Bíblia e ao trabalho que realizam nas comunidades.

No primeiro dia, 07, os participantes fizeram uma partilha da vida, a partir de uma pergunta: O que mudou em minha vida após o DABAR? Várias experiências bonitas de luta, de engajamento, de crescimento pessoal foram apresentadas e refletidas. Em seguida, uma outra pergunta orientou a partilha: Quais os tesouros encontrados que trazemos neste momento para celebrar? Foi uma tarde muito rica.

No segundo dia, 08, com a facilitação de Nancy Cardoso, os participantes refletiram sobre o tema da justiça socioambiental a partir de 2 textos bíblicos: Dn 2 e Jó 28. O estudo reforçou a necessidade de fortalecer a discussão sobre justiça socioambiental por vários motivos, dentre eles: a justiça socioambiental não é uma temática, não é uma opção, mas é transversal, perpassa toda a vida humana; em qualquer texto a questão socioambiental está posta, porque faz parte da vida social; a leitura socioambiental é uma leitura anti-imperialista, anti-idolátrica.

O terceiro dia, 09, foi dedicado a pensar de que maneira esse espaço de reencontro pode ser fortalecido. O grupo decidiu de continuar com o reencontro de pessoas que fizeram o DABAR, ampliando para todas as edições anteriores.

O DABAR é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, oferecido pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), em parceria com a Faculdades EST, São Leopoldo/RS, com carga horária de 400h/a e quatro módulos presenciais de duas semanas cada, que ocorrem sempre em Janeiro e Julho de cada ano.

São objetivos do DABAR:

•    Oferecer uma formação acadêmica sistemática acessível a pessoas das diversas denominações cristãs;
•    Capacitar metodológica e pedagogicamente pessoas que estão na caminhada da Leitura Popular da Bíblia;
•    Formar agentes para assessorar os grupos de base, as escolas bíblicas, os encontros de formação e outras propostas dentro da Leitura Popular da Bíblia;
•    Estimular a produção de subsídios que animem as lutas populares e que fortaleçam a espiritualidade no cuidado e promoção da vida.

O próximo encontro acontecerá de 21 a 23 de julho de 2017, em Fortaleza, e irá discutir sobre a conjuntura política brasileira. O encontro foi avaliado positivamente por todos os participantes, que saíram mais fortalecidos e animados para a caminhada junto aos pobres da Terra e o engajamento na luta por justiça socioambiental.

*por Thiago Valentim

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×