Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Roteiro de Celebração: 40 anos de CEBI

Roteiro de Celebração: 40 anos de CEBI
29 de agosto de 2019 Comunicação

via CEBI Sub-região de Xaxim/SC*

Celebração de 40 anos do CEBI Nacional –e 33 anos do CEBI Sub-região de Xaxim SC

Animador 1: O CEBI nasce, cresce e se fortalece ao longo de 40 anos no serviço da Palavra e da educação popular, da caminhada das comunidades e do povo organizado nos movimentos sociais e pastorais. A leitura da Bíblia com o jeito do povo e em defesa da vida é a marca do CEBI e o seu jeito de interpretar a BÍBLIA na COMUNIDADE para transformar a REALIDADE. É Palavra Acontecida na Vida. CEBI -40 Anos Semeando a Palavra de Deus e Superando muitos Desafios no Caminho.

Canto: Eu creio na semente

Leitor: Celebrar estes quarenta anos na certeza que “quem toma gosto pela Palavra de Deus inserida na vida do povo, torna-se incansável na luta pela construção do Reino”.

Animador 2: Vídeo dos 40 anos

Canto: Irá chegar um novo dia

Leitor: No CEBI é assim: gostamos de estar entre irmãs e irmãos e juntos nesta irmandade cantamos, dançamos, choramos, nos alegramos na animação, na profundidade das palavras e até nos silêncios, demonstrando a importância de celebrar a vida, com suas lutas, renovando a esperança: ‘ninguém solta a mão de ninguém’”.

Animador 1: Recordação da vida (trazer presente nome de pessoas que já participaram e participam do CEBI+coração Slides de fotos)

Canto: Somos gente nova vivendo a união/Somos povo semente da nova nação, ê ê /Somos gente nova vivendo o amor/Somos comunidade povo do senhor, ê, ê!

Animador 2: Vamos trazer presente o CEBI de Xaxim ( slides + fotos)

Canto: Animados pela fé e bem certos da vitória vamos fincar nosso pé e fazer a nossa história e fazer a nossa história animada pela fé.

Animador 1: “Quem toma gosto pela Palavra de Deus, inserida na vida do povo, torna-se incansável na luta pela construção do Reino”. Vamos ouvir a palavra de Deus –Mateus 5 ,13 -16 Para acalmar a palavra de Deus cantemos:

Tua palavra é lâmpada para os meus

Animador 2: O Que o texto quer dizer para a nossa vida hoje?

Leitor: Completar 40 anos no atual cenário marcado por fechamentos e ondas de ultraconservadorismos e intolerâncias religiosas, fascismos e violências, é, certamente, um caminho de desafios e busca de ações permeadas pela profecia e pela sabedoria. A leitura da Bíblia e o serviço do CEBI devem caminhar em parceria com diferentes atores sociais na construção de uma agenda comum de luta e transformação.

Canto: A nossa luta é na roça e na cidade para construir uma nova sociedade.

Leitor: “É fundamental também inserir a leitura da Bíblia nas lutas sociais e dar passos decisivos, fazer dos cursos espaços para formação política, cidadã e consciente. O CEBI deve se apresentar como instrumento que provoca a vivência do Evangelho, da Profecia, da Sabedoria. ”

Todos: Gratidão! Resistência! Ecumenismo! Fé! Diálogo! Superação!

Viva os 40 anos do CEBI Nacional e os 33 anos do do CEBI Sub-região de Xaxim!

Leitor: Ao completar 40 anos, somos chamados/as a olhar para o tempo e fazer memória do jeito de ler a Bíblia, no compromisso com a luta dos pobres e a inserção do Evangelho na vida do povo.

Leitor: Nestes 40 anos de caminhada do CEBI um objetivo se mostrou sempre presente: ler a Vida para iluminar a Bíblia e ler a Bíblia buscando provocar mudanças no cotidiano e nas labutas da comunidade.

Leitor: A leitura da Bíblia a partir da vida do povo, impulsionou uma tarefa grandiosa para quem quer conhecer e entender a Bíblia: fazer uma leitura ecumênica, militante e libertadora. O vento soprou e foi surgindo aos poucos no Brasil uma nova teologia que vem do chão, onde a semente da Palavra foi lançada: Teologia que vem do povo, que retomou a Bíblia em suas mãos e começou a ler a Palavra de Deus partindo dos problemas da sua vida e da sua luta.

Canto: Nossa bíblia é a caminhada …..

Leitor: O CEBI foi crescendo qual flor sem defesa e com sabedoria foi encontrando o caminho de resistência e de teimosa esperança de fazer acontecer dois movimentos: da Vida para a Bíblia e da Bíblia para a Vida. Muitos círculos bíblicos, escolas bíblicas e cursos de capacitação e aprofundamento se exercitaram neste movimento e espalhou em cada canto do país não só o perfume, mas também sementes que produziram muitos frutos.

Leitor: Por 40 anos o CEBI animou as comunidades, se inseriu nas lutas sociais e movimentos de luta por transformação e fortaleceu as ações pastorais, seja através da formação, seja nas publicações no Brasil e no mundo inteiro.

Canto: O povo dos pobres unidos….

Leitor: Neste tempo enfrentamos muitos desafios e os caminhos de superação foram significativos para o CEBI. A leitura da bíblica em suas dimensões: popular, ecumênica, feminista, comunitária e libertadora, exige, a cada momento retidão, fidelidade e compromisso de todos nós.

Leitor: O momento que vivemos hoje no Brasil, desafia o CEBI a abrir a janela da leitura militante e radicalmente encarnada na luta e a promover formação cidadã (Bíblia e Cidadania)

Canto: Igreja é povo que se organiza….

Leitor: São 40 anos na caminhada da Leitura Popular da Bíblia! É tempo de fazer memória, rever os passos dados e celebrar a experiência vivida. É tempo de renovar o compromisso com as lutas do nosso tempo, buscando superar os fundamentalismos e as intolerâncias. É tempo de fortalecer a busca da sociedade do bem-viver e sair dos espaços que aprisionam a Bíblia em sacristias, em espetáculos e shows de fé, em espiritualismos mercadológicos. É tempo de dizer que a Divindade da esperança armou sua tenda no meio nós e faz caminho, sendo Luz para nossos passos.

Todos: O facho de luz que está nas tuas mãos só serve se for para iluminar o caminho da justiça e do amor.

Pai-nosso (motivado por alguém do grupo)

Animador 1: Canto: Quando o Espirito de Deus soprou (cantamos acendendo as velas)

Oração e benção: Deus de bondade e ternura! Nós te agradecemos pela existência do CEBI ao longo do tempo desses 40 anos. Obrigada pela ousadia de Jather, Agostinha Lucília e Carlos Mesters! Obrigada pela persistência e perseverança dos inúmeros grupos do CEBI espalhados por este Brasil afora. Renova o sonho do primeiro amor! Fortalece-nos no compromisso de continuar animando a caminhada do povo a luz da palavra. Que nestes tempos de “noite Escura “vividos em nosso país, possamos fazer com que a Palavra de Deus faça sorrir, faça o sonho do povo voltar a brilhar. Por Cristo Libertador, nosso irmão e companheiro de caminhada. Amém

Canto: Ninguém pode prender um sonho

Partilha do CEBI -Sub-região de Xaxim/SC – agosto de 2019.