CEBI em destaque

Roteiro de Celebração: 40 anos de CEBI

via CEBI Sub-região de Xaxim/SC*

Celebração de 40 anos do CEBI Nacional –e 33 anos do CEBI Sub-região de Xaxim SC

Animador 1: O CEBI nasce, cresce e se fortalece ao longo de 40 anos no serviço da Palavra e da educação popular, da caminhada das comunidades e do povo organizado nos movimentos sociais e pastorais. A leitura da Bíblia com o jeito do povo e em defesa da vida é a marca do CEBI e o seu jeito de interpretar a BÍBLIA na COMUNIDADE para transformar a REALIDADE. É Palavra Acontecida na Vida. CEBI -40 Anos Semeando a Palavra de Deus e Superando muitos Desafios no Caminho.

Canto: Eu creio na semente

Leitor: Celebrar estes quarenta anos na certeza que “quem toma gosto pela Palavra de Deus inserida na vida do povo, torna-se incansável na luta pela construção do Reino”.

Animador 2: Vídeo dos 40 anos

Canto: Irá chegar um novo dia

Leitor: No CEBI é assim: gostamos de estar entre irmãs e irmãos e juntos nesta irmandade cantamos, dançamos, choramos, nos alegramos na animação, na profundidade das palavras e até nos silêncios, demonstrando a importância de celebrar a vida, com suas lutas, renovando a esperança: ‘ninguém solta a mão de ninguém’”.

Animador 1: Recordação da vida (trazer presente nome de pessoas que já participaram e participam do CEBI+coração Slides de fotos)

Canto: Somos gente nova vivendo a união/Somos povo semente da nova nação, ê ê /Somos gente nova vivendo o amor/Somos comunidade povo do senhor, ê, ê!

Animador 2: Vamos trazer presente o CEBI de Xaxim ( slides + fotos)

Canto: Animados pela fé e bem certos da vitória vamos fincar nosso pé e fazer a nossa história e fazer a nossa história animada pela fé.

Animador 1: “Quem toma gosto pela Palavra de Deus, inserida na vida do povo, torna-se incansável na luta pela construção do Reino”. Vamos ouvir a palavra de Deus –Mateus 5 ,13 -16 Para acalmar a palavra de Deus cantemos:

Tua palavra é lâmpada para os meus

Animador 2: O Que o texto quer dizer para a nossa vida hoje?

Leitor: Completar 40 anos no atual cenário marcado por fechamentos e ondas de ultraconservadorismos e intolerâncias religiosas, fascismos e violências, é, certamente, um caminho de desafios e busca de ações permeadas pela profecia e pela sabedoria. A leitura da Bíblia e o serviço do CEBI devem caminhar em parceria com diferentes atores sociais na construção de uma agenda comum de luta e transformação.

Canto: A nossa luta é na roça e na cidade para construir uma nova sociedade.

Leitor: “É fundamental também inserir a leitura da Bíblia nas lutas sociais e dar passos decisivos, fazer dos cursos espaços para formação política, cidadã e consciente. O CEBI deve se apresentar como instrumento que provoca a vivência do Evangelho, da Profecia, da Sabedoria. ”

Todos: Gratidão! Resistência! Ecumenismo! Fé! Diálogo! Superação!

Viva os 40 anos do CEBI Nacional e os 33 anos do do CEBI Sub-região de Xaxim!

Leitor: Ao completar 40 anos, somos chamados/as a olhar para o tempo e fazer memória do jeito de ler a Bíblia, no compromisso com a luta dos pobres e a inserção do Evangelho na vida do povo.

Leitor: Nestes 40 anos de caminhada do CEBI um objetivo se mostrou sempre presente: ler a Vida para iluminar a Bíblia e ler a Bíblia buscando provocar mudanças no cotidiano e nas labutas da comunidade.

Leitor: A leitura da Bíblia a partir da vida do povo, impulsionou uma tarefa grandiosa para quem quer conhecer e entender a Bíblia: fazer uma leitura ecumênica, militante e libertadora. O vento soprou e foi surgindo aos poucos no Brasil uma nova teologia que vem do chão, onde a semente da Palavra foi lançada: Teologia que vem do povo, que retomou a Bíblia em suas mãos e começou a ler a Palavra de Deus partindo dos problemas da sua vida e da sua luta.

Canto: Nossa bíblia é a caminhada …..

Leitor: O CEBI foi crescendo qual flor sem defesa e com sabedoria foi encontrando o caminho de resistência e de teimosa esperança de fazer acontecer dois movimentos: da Vida para a Bíblia e da Bíblia para a Vida. Muitos círculos bíblicos, escolas bíblicas e cursos de capacitação e aprofundamento se exercitaram neste movimento e espalhou em cada canto do país não só o perfume, mas também sementes que produziram muitos frutos.

Leitor: Por 40 anos o CEBI animou as comunidades, se inseriu nas lutas sociais e movimentos de luta por transformação e fortaleceu as ações pastorais, seja através da formação, seja nas publicações no Brasil e no mundo inteiro.

Canto: O povo dos pobres unidos….

Leitor: Neste tempo enfrentamos muitos desafios e os caminhos de superação foram significativos para o CEBI. A leitura da bíblica em suas dimensões: popular, ecumênica, feminista, comunitária e libertadora, exige, a cada momento retidão, fidelidade e compromisso de todos nós.

Leitor: O momento que vivemos hoje no Brasil, desafia o CEBI a abrir a janela da leitura militante e radicalmente encarnada na luta e a promover formação cidadã (Bíblia e Cidadania)

Canto: Igreja é povo que se organiza….

Leitor: São 40 anos na caminhada da Leitura Popular da Bíblia! É tempo de fazer memória, rever os passos dados e celebrar a experiência vivida. É tempo de renovar o compromisso com as lutas do nosso tempo, buscando superar os fundamentalismos e as intolerâncias. É tempo de fortalecer a busca da sociedade do bem-viver e sair dos espaços que aprisionam a Bíblia em sacristias, em espetáculos e shows de fé, em espiritualismos mercadológicos. É tempo de dizer que a Divindade da esperança armou sua tenda no meio nós e faz caminho, sendo Luz para nossos passos.

Todos: O facho de luz que está nas tuas mãos só serve se for para iluminar o caminho da justiça e do amor.

Pai-nosso (motivado por alguém do grupo)

Animador 1: Canto: Quando o Espirito de Deus soprou (cantamos acendendo as velas)

Oração e benção: Deus de bondade e ternura! Nós te agradecemos pela existência do CEBI ao longo do tempo desses 40 anos. Obrigada pela ousadia de Jather, Agostinha Lucília e Carlos Mesters! Obrigada pela persistência e perseverança dos inúmeros grupos do CEBI espalhados por este Brasil afora. Renova o sonho do primeiro amor! Fortalece-nos no compromisso de continuar animando a caminhada do povo a luz da palavra. Que nestes tempos de “noite Escura “vividos em nosso país, possamos fazer com que a Palavra de Deus faça sorrir, faça o sonho do povo voltar a brilhar. Por Cristo Libertador, nosso irmão e companheiro de caminhada. Amém

Canto: Ninguém pode prender um sonho

Partilha do CEBI -Sub-região de Xaxim/SC – agosto de 2019.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×