CEBI em destaque

Religiões monoteístas: um olhar sobre a casa comum

Lisandra é uma das integrantes do Curso de Ecumenismo do CESEEP, representando o CEBI, ela envia sua contribuição sobre os aprendizados e reflexões trazidas pelo curso

Boa leitura!

“As religiões e o cuidado com a casa comum” são o tema de mais uma edição do Curso de Ecumenismo promovido pelo CESEEP, com participação e apoio do CEBI. O evento acontece em São Paulo, com a participação de 24 pessoas de vários estados do Brasil e de Cuba. Cinco pessoas representam o CEBI no evento. O curso teve início nesta segunda, dia 9 de julho e, desde a celebração de abertura, o grupo foi instigado a pensar sobre as diversas relações com o Judaísmo, o Islamismo, o Budismo e Hinduísmo.

Todo diálogo foi apresentado em plenária para dar início à assessoria do Professor Doutor Wagner Lopez Sanches, na Introdução do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Ele inicia com subsídios fundamentais para entender a perspectiva ecumênica, levantando o que desperta o medo da diversidade.

O ecumenismo é o reflexo da negação dos setores conservadores, interpela o modo de ser, interpela convicções, questiona posições exclusivistas, relativiza as crenças religiosas e faz refletir a identidade.

Wagner reforça a ideia da pluralidade do mundo e que quando conhecemos a realidade do outro não se diminui a própria identidade, este processo só enriquece as culturas. Este diálogo já acontece nas famílias, na vizinhança, nas escolas, no trabalho, para além dos espaços religiosos, movimentos sociais e populares, nas ONGs, entre teólogos e lideranças religiosas. “A vida é um critério legítimo para avaliar as religiões, respeito à vida”, completa.

Fundamentalismo religioso

O fundamentalismo é um projeto político de um mundo ideal que existiu no passado e que pode servir para a sociedade de hoje, de acordo com os fundamentalistas. Esta reflexão vale para o cristianismo como para outras religiões, logo, elas têm ações concretas para executar este projeto. O fundamentalismo pode ter estratégias violentas de poder, totalmente contrária a proposta ecumênica, explica Wagner.

Para a introdução do tema e orientar a direção do curso sobre o cristianismo, judaísmo e islamismo a professora Haidi Jarschel, aponta o quanto essas culturas estão impregnadas na humanidade e ressalta que não é possível entender o ocidente sem o cristianismo. O nome Jesus é um, mas, existem muitos cristianismos. Outra questão relevante é a falta de informação e entendimentos de outras culturas, o que resulta em ideias erradas e preconceito. “Nascer em uma instituição, cultura cristianizada, escolas faz com que não consigamos sair e compreender de fora para fazer a análise”, diz Haidi.

Todas as religiões tem princípios que orientam formas de existência coisas que se consideram boas, ou não, como questões culturais, por exemplo.

Entende-se a construção do monoteísmo por conta de interesses históricos políticos, logo, todo o sagrado passa por processos, pois, religião e divindades não são estáticas. Haidi trabalhou esta introdução mostrando as fases, mitos fundantes e a fenomenologia.

Vista à Mesquita.

De acordo com o Rabino Alexandre Leone, assessor do curso sobre Judaísmo, tanto o cristianismo quanto o islamismo influenciaram umas as outras e compartilham alguns livros em comum.

O Judaísmo se refere a Deus como o ser mais simples que existe. “Deus não é apenas um ser transcendente que não está em nenhum lugar, Deus está presente em toda parte, Deus é o lugar, cerca-te e penetra”, ressalta o Rabino. O Judaísmo não se auto denomina uma Igreja, mas, um povo, uma família, uma comunidade. A estrutura não é hierárquica e sim laica. Alexandre explica os ritos, festas, e o papel do Rabino que não tem nada a ver com a liturgia, mas sim, com as decisões comunitárias, ele é um juiz.

Para o Judaísmo Deus está além do mistério. “Um Deus que eu posso explicar, não é Deus, completa.

A abordagem sobre o Islã foi aprofundada pelo professor Atilla Kuss, que definiu como paz e também o cumprimento pacífico entre as pessoas que prega a submissão à Deus e reconhece o profeta Muhammad como o profeta que traz uma mensagem atualizada da divindade. “Deus sempre enviou novas mensagens conforme a necessidade”, explica Atilla. A religião controla todos os aspectos da vida com recomendações e obrigações. Tem o Alcorão como a ser consultado para melhor entender a religião.

Toda a teoria das assessorias ganha mais clareza nas visitas das religiões expostas. O grupo teve a possibilidade de visitar uma sinagoga e uma mesquita e nos encontros conhecer mais profundidade ritos e costumes.

Enviado por Lisandra do CEBI-SC.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×