CEBI em destaque

Participantes concluem mais um módulo do DABAR VII

Participantes concluem mais um módulo do DABAR VII
O curso de especialização em Assessoria Bíblica teve seu terceiro módulo concluído no dia de hoje, 22 de janeiro. A formação, que iniciou dia 11 deste mês, trabalha de modo intensivo com os alunos e alunas que ficam imergidos dos debates sugeridos ao longo do dia. O objetivo fundamental do curso é estabelecer uma ponte entre a Leitura Popular da Bíblia e a formação acadêmica.
Para Ligiéria Alves, aluna do curso e Leiga Missionária Católica, o DABAR foi motivo de transformação da sua “visão bíblica”. “Motivou-me a perceber a importância de se estudar a Bíblia de forma mais contextualizada, dando ênfase ao Jesus Histórico e ao Cristo da Fé, percebendo o humano e o divino que entregou sua vida por puro e verdadeiro amor pela humanidade”, relata a participante vinda do Maranhão.
Para Jean, de Minas Gerais, “O DABAR propiciou uma interdisciplinaridade/transdisciplinaridade”. “Muitas coisas eu já tinha visto na faculdade em que fiz o Curso de Teologia, ou em outros estudos. Mas aqui no DABAR, a visão é mais ampla e dá a possibilidade de relação com a Leitura Popular da Bíblia e a prática nas comunidades. Houve também muita novidade, muitas leituras diferentes daquelas que a gente tem o costume de fazer com certos textos bíblicos”, contou o Seminarista Diocesano Católico.
Entre os 39 participantes, pertencentes a três diferentes dominações cristãs, se encontram pessoas vindas de 17 estados brasileiros e duas pessoas de Salta, na Argentina. A diversidade enriquece ainda mais as propostas dos encontros. Na segunda etapa da formação, em julho do ano passado, o foco foi o estudo do Primeiro Testamento, agora, as preocupações voltaram-se para o Segundo Testamento.
Sietske Blok, Pastora da Igreja Protestante Unida da Holanda, que está no Brasil desde fevereiro de 2015 para atividade de Intercâmbio entre o CEBI e a agência de cooperação KerkInActie, relatou:   “essa etapa do DABAR foi uma oportunidade, não somente para lembrar os estudos teológicos sobre exegese, mas agregar várias leituras novas”. “Os trabalhos em grupo, da segunda semana, foram um desafio, porque o processo de construção coletiva é mais lento, porém importante porque contribui com muitos olhares sobre o mesmo texto. Contribui também porque a leitura atenta nos faz ver o texto profundamente”, conta a Pastora.
As aulas ocorreram na sede da Escola Superior de Teologia (EST), que é parceira do CEBI, e fica localizada em São Leopoldo,  região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Durante os primeiros dias do encontro, Edmilson Schinelo trabalhou com o grupo a vida histórica de Jesus de Nazaré, situando-a no contexto do mundo de então. Na sequência, Francisco Orofino orientou o estudo sobre as comunidades cristãs originárias e a produção literária que nos legaram, a fim de melhor viver nossa fidelidade ao projeto de Jesus. Sob a orientação do professor Verner Hoefelmann, a segunda semana foi dedicada à Exegese do Novo Testamento.

O quarto módulo, que terá sua atenção voltada às hermenêuticas bíblicas, está previsto para julho deste ano. A partir de abril, estarão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×