Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

O CEBI na tenda das Juventudes – JMJ

O CEBI na tenda das Juventudes - JMJ
O CEBI na tenda das Juventudes – JMJ
2 de agosto de 2013 Centro de Estudos Bíblicos

Realizado nos dias 23 a 26 de julho na paróquia Católica Romana Santa Bernadete juntamente com diversos grupos de jovens ecumênicos, REJU, PJ, MJPOP, dentre outros, varias atividades, debates, roda de conversa e vigília pelos mártires da caminhada.

Nos debates foi destacada a participação popular.

"Se querem Ficha limpa venham de cara limpa" (Frei Beto).

Foi feito uma grande homenagem a Don Oscar Romero, bispo de El Salvador que foi assassinado em 1980 por defender os pobres e os direitos humanos e foi informado que o papa Francisco reabriu o processo de canonização nestes primeiros meses de seu pontificado.

Na sexta feira os jovens realizaram uma caminhada na zona sul carioca, protestando contra o extermínio de jovens e a redução da maioridade penal.

Foi um grande momento de espiritualidade e alegria desta juventude que quer viver.

Em nossa memória ficou registrada a marca de jovens de todo o Brasil que participaram deste grande momento.

No final da tarde do dia 23, a jornalista italiana Lucia Capuzzi entrevistou Mercedes Lopes, do CEBI RJ. Lucia manifestou grande interesse em conhecer a história do CEBI, a metodologia da leitura popular da Bíblia e as condições que possibilitaram a elaboração de uma leitura bíblica tão identificada com as inquietações e buscas dos pobres. Esta entrevista será publicada pela "Avvenire Nuova Editoriale Italiana", de Milão.

Conforme destaca Mercedes Lopes: "Uma simpática parceria com a Rede Ecumênica de Juventudes (REJU) possibilitou a presença do CEBI RJ na Tenda das Juventudes. Foi uma excelente oportunidade para encontros e reencontros com pessoas que já conheciam o CEBI. Vendemos muitos livros e divulgamos nosso jeito de ler a Bíblia."

O espaço permitiu também a realização de uma roda de conversa com um grupo de pessoas do CEBI RJ, sobre as diferentes experiências de "leitura popular da Bíblia".

Divino Lopes

pelo secretariado CEBI-RJ