CEBI em destaque

Nota pública em defesa da democracia

Estimados/as caminhantes do Evangelho e as/os que ousam lutar por construir uma sociedade justa, igualitária e, de acordo com as antigas tradições, numa terra distante dos males. O Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) vem através desta nota declarar publicamente sua posição em nosso cenário político e de eleições em que, se coloca para cada cidadão, a condição de optar por um governo militarista, moralista e ditatorial ou por um governo democrático, sócio popular e participativo.

Foi de acordo com o Evangelho e com a Leitura Popular da Bíblia que o CEBI cultivou, nos quarenta anos de sua história, uma leitura à serviço da vida e em defesa dos pobres. E neste momento crítico para a democracia brasileira, o CEBI não poderia, em hipótese alguma, declarar apoio a propostas militaristas, moralistas e ditatoriais. Não esqueçamos que o CEBI nasceu “pobre e sem palácios”, seguindo o sopro do vento novo ao colocar a Bíblia na defesa e na contramão de práticas sociais, políticas, econômicas e religiosas que oprimem e matam a vida e a dignidade.

Por que dizemos NÃO para um governo militarista, moralista e ditatorial? Por que dizemos SIM para a proposta de um governo popular, democrático e participativo? Por que quem lê a Bíblia à serviço da Vida e na defesa da vida digna, não vota em Jair Bolsonaro. E mesmo reconhecendo os erros e as corrupções praticadas por políticos que compuseram os governos e o congresso federal nos últimos 30 anos, precisamos entender que foi nesse governo que tivemos abertura para fiscalizar e punir os envolvidos, mesmo os que ocupavam cargos dentro do governo. Precisamos fortalecer a democracia através da integridade das instituições públicas, e não alimentar o culto a um juiz celebridade que flerta com os poderes mais podres e sujos do país.

Quem é a favor da vida do povo, vota em Fernando Haddad!
Quem é a favor da justiça social, vota em Haddad!

É inconcebível alguém que lê a Bíblia à serviço da vida optar por um governo ditatorial, antidemocrático e contrário aos Direitos Humanos.

Apresentamos três razões não votar em Jair Bolsonaro:

  1. O candidato não apresentou e não tem um projeto (plano) de governo. Quando questionado sobre pontos cruciais como trabalho, saúde, educação, cultura, lazer, liberdade, direitos humanos, entre outros, as respostas dele e de seu vice (algumas vezes depois de declarações é desautorizado), estão aquém das conquistas históricas dos trabalhadores, das trabalhadoras, das camadas populares, das mulheres, dos jovens, dos indígenas, dos negros e negras.
  2. Suas posições fomentam violências contra as mulheres, homossexuais, negros, indígenas, pobres, favelados e nordestinos. Tudo se resolve na bala. Através do seu discurso impõe o medo, além de seguir uma receita militar e terrorista de legitimação de atos fascistas.

    Aliás, como teólogos, teólogas, biblistas, agentes de pastoral, lideranças eclesiais e ecumênicas é incompreensível que tais posturas se apresentem como cristãs ou quiçá seja parte de um projeto em que Deus olhe e cuide do Brasil. Certamente, não é o Deus da vida, não é o Jesus compassivo, libertador, misericordioso e defensor dos pobres e oprimidos. Neste aspecto, qualquer cristão possa discordar em pontos de sua eclesialidade, doutrina, rito, etc., mas na compreensão do rosto de Deus a partir dos pobres BB e da prática máxima do amor, concluirá: não é de acordo com a prática de Jesus e do Evangelho tal proposta violenta, opressora e de morte.

  3. Como não tem Plano de governo e sua apresentação sempre vem marcada com discurso truculento e violento, sua performance e campanha não passa pelo debate de ideias, de propostas e de projetos; mas se assenta em mentiras e fake news. O jogo de ideias falsas não passa de fraude. Mentiras carregadas de terror e de uma lógica de violência institucional e estrutural. A fraude nos remete a uma leitura atenta dos Mandamentos (Ex 20 e Dt 5) que criticam profundamente o uso da institucionalidade para o roubo e para o poder. Se tomamos outros temas, como o da educação, chega a causar náuseas o tratamento que é dado a Paulo Freire, um dos grandes nomes da educação no Brasil e o palavreado de um falso moralismo ao redor da educação sexual. Reverberam palavras do que não conhecem e transmitem para a população em geral uma ideia falsa do que é “educação e gênero”. O discurso falso vira slogan e o slogan vira verdade.

Apresentamos cinco razões para declarar Sim a Fernando Haddad:

  1. Apresenta um plano e projeto de governo. No campo da saúde: o fortalecimento do SUS, da humanização e regionalização da saúde, apoio ao Programa Mais Médicos e Saúde da Família. No campo da educação: criação de programa de permanência na escola de jovens, melhoria do ensino em escolas e regiões.
  2. Sua campanha não carrega nenhuma palavra de ódio, tais como “vou metralhar todos”. Encontramos no caminho político apresentado por Fernando Haddad e Manuela, uma campanha marcada pelo diálogo;
  3.  Haddad é professor universitário, formado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela USP;
  4. Haddad criou a Controladoria Geral do município de São Paulo para prevenir e combater a corrupção, e com isso, retornou mais de R$90 milhões aos cofres públicos após dois anos de trabalho;
  5. Criou o PROUNI para conceder bolsas de estudo para pessoas de baixa renda em universidades privadas, mudando a vida de mais de um milhão de brasileiros e brasileiras.

O CEBI pede a todas e todos que leem a Bíblia e o Evangelho a serviço da vida: que se espelhem nos passos das orientações de vida e nas histórias e narrativas dos antepassados. Que façam coro com a profecia que derruba, arranca e destrói o que estragava a vida, e que anuncia tempos de esperança e liberdade (Jr 1,10). Que deem as mãos para aquelas e aqueles que reconhecem a sabedoria que vem dos pequenos e das pequenas, da casa para a vila e do clã para a periferia. Nós somos guiados pela prática libertadora de Jesus que é transformada em memória no Evangelho, e que é propagada pelas comunidades em sua missão na defesa da vida comunitária, da solidariedade e da justiça.

Direção Nacional do CEBI

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×