CEBI em destaque

Nota em memória de Ir. Alberta e Francisco Rubeaux

Ir. Alberta e Francisco Rubeaux

Palavra da Direção Nacional do CEBI:

Junto às águas do Araguaia, rezamos a oração de Nossa Senhora do Araguaia (D. Pedro Casaldáliga):

“Senhora do Araguaia,
comadre do dia a dia,
senhora libertadora,
mui servidora Maria.
Por teus olhos esperamos,
Deus por tua mão caminha,
do pote fiel do teu ventre
bebemos sede divina.
Passarinha de ternura
nas muitas águas da vida,
enche de Reino a História,
e o rio, de poesia.
Senhora do Araguaia,
garça de Graça, Maria!”

Pela memória de duas pessoas queridas para o CEBI, e para a caminhada da Igreja da Libertação, que fizeram sua Páscoa e intercedem por nós: Irmã Dina Girardi, conhecida como Irmã Alberta, e Francisco Rubeaux.

Divulgação | 100Nonni / Disponível em www.brasildefato.com.br/2018/12/30/aos-97-anos-falece-irma-alberta-uma-lutadora-incansavel

Irmã Alberta, nasceu em Veneza no dia 24 de outubro de 1921 e deixou sua terra natal para assumir a missão no Brasil como presença libertadora junto aos pobres e na luta por seus direitos e vida digna. De 1970 a 1986 trabalhou na cidade de Araguaia. Foi jurada de morte junto com o Padre Josimo, seu companheiro de trabalho pastoral. Depois do assassinato do Padre Josimo teve que deixar a região. Da caminhada da CPT de Tocantins, do compromisso com o corpo e com a vida para que se concretize e aconteça o Vaticano II e com sua profecia e amor doação foi por anos em São Paulo marcante na luta de moradores de rua por um pedaço de terra para plantar e viver. Apaixonada pela Leitura Popular da Bíblia na caminhada com os sem-terra e sem-teto. O chamado a viver a liberdade do Evangelho, miremos na disposição de lutar e de resistir à opressão, nos pés e mãos de quem caminha com o povo, em suas lutas, resistência e organização.

 

Disponível em www.omi.org.br

O padre François Jean Paul Rubeaux, conhecido como Francisco Rubeaux, nasceu em 17/06/1939 em Montmorency, França. Em 1958 fez filosofia no seminário maior de Versalhes e em 1962-1963 fez o noviciado na congregação dos Oblatos de Maria Imaculada, sendo ordenado sacerdote em 1966 em Solignac. Em agosto de 1967 chega ao Brasil e de 1968 a 1978 atua como pároco em Belém do Pará. Neste período faz os estudos exegéticos e de 1978 a 2000 trabalha no Instituto de Pastoral Regional (IPAR) como coordenador de pastoral, diretor e professor de exegese. Foi Superior Provincial dos Oblatos no Brasil.

No CEBI, participou das Semanas de Estudos (como não deixar de mencionar a sua contribuição na semana de Estudos sobre o Evangelho de João), compôs o quadro de assessores para os cursos do Capacitação Nacional e Intensivo do CEBI.

Chico Rubeaux, atuou firmemente na formação de escolas bíblicas e cursos de capacitação na região Norte e hoje a caminhada do CEBI Norte tem neste leitor da Bíblia a partir dos pobres e da Igreja da Libertação um de seus importantes semeadores da Palavra.

O CEBI reza e louva ao Deus dos Pequenos pela profecia, sabedoria e compromisso na defesa da vida testemunhado e praticado por Irmã Alberta Girardi e por Francisco Rubeaux.

“Y en Tus silencios labras
el Grito que sostengo
y el Silencio que soy.”
(Pedro Casaldáliga)

Carta da Direção Nacional do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, Janeiro/2019.

Imagens de capa: Irmã Alberta por Luciney Martins, disponível em www.cnbbsul1.org.br/nota-de-pesar-pelo-falecimento-da-irma-alberta-girardi e; Francisco Rubeaux por OMI Oblatos de Maria Imaculada, disponível em www.youtube.com/watch?v=IVdyRZuhB1o.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×