CEBI em destaque

Inicia o último módulo do VII curso DABAR

Inicia o último módulo do VII curso DABAR
Entre os dias 11 e 23 de julho, está sendo realizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o último módulo do curso de Especialização em assessoria bíblica, DABAR. Esta é a realização do sétimo curso, feito em parceria entre CEBI e Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Nesta etapa estão presentes 36 pessoas.

Entre os participantes, que pertencem a três diferentes denominações cristãs, encontram-se pessoas vindas de 15 estados brasileiros, além dos países Argentina e Nicarágua.

Claritza, de 32 anos, veio da Nicarágua para descobrir a Leitura Popular da Bíblia, que foi algo novo para ela. “A Leitura Popular da Bíblia é importante porque liberta toda a pessoa, dá um novo sentido à Vida e me anima a aprender para transmitir o que aprendi aos grupos e comunidades que estarei em missão”.

O objetivo fundamental do curso é estabelecer uma ponte entre a Leitura Popular da Bíblia e a formação acadêmica. Em outras palavras, é empoderar com as contribuições da pesquisa acadêmica, a leitura libertadora da Bíblia, buscando formar quadros para melhor ajudar as comunidades no serviço à vida com a luz da Palavra.

A troca de experiências também são momentos de reflexão no curso. José Luiz Possato Júnior partilhou com o grupo uma experiência pessoal que o ajudou a refletir sobre o papel do/a facilitador da Leitura Popular da Bíblia e os cuidados que se deve ter nesse processo, no sentido de estar atento/a até que ponto a facilitação provocou ou não mudanças de atitudes, relações humanas, valores e comportamentos: “Depois de uma manhã de facilitação, refletindo sobre 1Coríntios 11 (comunhão de mesa), onde ressaltei a importância da comunhão e a relação da comunhão, propus exercícios teatrais ao grupo. Estes consistiam em encenar em duplas, palavras aleatórias ditas pelo facilitador. Eis que ao pronunciar a palavra comunhão, todas as duplas encenaram o padre colocando a hóstia na boca do fiel ajoelhado”.

Se na etapa de janeiro o foco foi o estudo do Segundo Testamento, agora, as preocupações voltam-se às hermenêuticas bíblicas.

Nos primeiros dias deste quarto módulo, Edmilson Schinelo trabalha com o grupo a metodologia de Leitura Popular da Bíblia que, tal como Jesus, coloca as pessoas pobres como protagonistas na construção conjunta do saber a partir da vida e da Bíblia, com vistas a uma sociedade mais justa. Na sequência, Nancy Cardoso orienta o estudo sobre a Leitura Feminista da Bíblia, tendo em vista a vivência de relações de respeito e de igualdade, superando todas as formas de violência de gênero. Na segunda semana, inicialmente Obertal Ribeiro orienta a aproximação à Bíblia na ótica da negritude e, por fim, Iuri Reblin assessora o grupo no estudo na metodologia de Ensino Superior.

Já estão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018. O prazo final para envio da documentação é 15 de novembro.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×