Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Inicia o último módulo do VII curso DABAR

Inicia o último módulo do VII curso DABAR
Inicia o último módulo do VII curso DABAR
13 de julho de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
Entre os dias 11 e 23 de julho, está sendo realizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, o último módulo do curso de Especialização em assessoria bíblica, DABAR. Esta é a realização do sétimo curso, feito em parceria entre CEBI e Faculdades EST (Escola Superior de Teologia). Nesta etapa estão presentes 36 pessoas.

Entre os participantes, que pertencem a três diferentes denominações cristãs, encontram-se pessoas vindas de 15 estados brasileiros, além dos países Argentina e Nicarágua.

Claritza, de 32 anos, veio da Nicarágua para descobrir a Leitura Popular da Bíblia, que foi algo novo para ela. “A Leitura Popular da Bíblia é importante porque liberta toda a pessoa, dá um novo sentido à Vida e me anima a aprender para transmitir o que aprendi aos grupos e comunidades que estarei em missão”.

O objetivo fundamental do curso é estabelecer uma ponte entre a Leitura Popular da Bíblia e a formação acadêmica. Em outras palavras, é empoderar com as contribuições da pesquisa acadêmica, a leitura libertadora da Bíblia, buscando formar quadros para melhor ajudar as comunidades no serviço à vida com a luz da Palavra.

A troca de experiências também são momentos de reflexão no curso. José Luiz Possato Júnior partilhou com o grupo uma experiência pessoal que o ajudou a refletir sobre o papel do/a facilitador da Leitura Popular da Bíblia e os cuidados que se deve ter nesse processo, no sentido de estar atento/a até que ponto a facilitação provocou ou não mudanças de atitudes, relações humanas, valores e comportamentos: “Depois de uma manhã de facilitação, refletindo sobre 1Coríntios 11 (comunhão de mesa), onde ressaltei a importância da comunhão e a relação da comunhão, propus exercícios teatrais ao grupo. Estes consistiam em encenar em duplas, palavras aleatórias ditas pelo facilitador. Eis que ao pronunciar a palavra comunhão, todas as duplas encenaram o padre colocando a hóstia na boca do fiel ajoelhado”.

Se na etapa de janeiro o foco foi o estudo do Segundo Testamento, agora, as preocupações voltam-se às hermenêuticas bíblicas.

Nos primeiros dias deste quarto módulo, Edmilson Schinelo trabalha com o grupo a metodologia de Leitura Popular da Bíblia que, tal como Jesus, coloca as pessoas pobres como protagonistas na construção conjunta do saber a partir da vida e da Bíblia, com vistas a uma sociedade mais justa. Na sequência, Nancy Cardoso orienta o estudo sobre a Leitura Feminista da Bíblia, tendo em vista a vivência de relações de respeito e de igualdade, superando todas as formas de violência de gênero. Na segunda semana, inicialmente Obertal Ribeiro orienta a aproximação à Bíblia na ótica da negritude e, por fim, Iuri Reblin assessora o grupo no estudo na metodologia de Ensino Superior.

Já estão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018. O prazo final para envio da documentação é 15 de novembro.