Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Encontro dos CEBI’s Estaduais da região Centro Oeste

Encontro dos CEBI’s Estaduais da região Centro Oeste
22 de março de 2021 Comunicação

Estamos aqui, Senhor,
Viemos de todo lugar
Trazendo um pouco do que somos
Pra nossa fé partilhar
(Canção da chegada)

 

Viemos, virtualmente, de todo Centro Oeste, nesta sexta-feira (19/03/21), dia de São José e dia de Oxaguiã, partilhar nossa vida a serviço da Palavra que liberta.

A reunião aconteceu via plataforma Google meet, das 19h às 22h15min, com a presença de 30 representantes das coordenações do DF, GO, MT, MS, RO e TO.

Pedro Caixeta, do Conselho Nacional, presidiu nosso encontro. Inicialmente, nos juntamos à multidão que segue em cortejo e lamenta as perdas de seus filhos e filhas. A partir do texto bíblico da viúva de Naim (Lc 7,11-17), fizemos memórias de parentes e de companheiros/ras do Cebi e que partiram por causa da COVID 19.

Em seguida, partilhamos os avanços e as dificuldades das atividades do Cebi de cada estado e DF durante este último triênio (2018,2019 e 2020). O que destacamos neste período foi a rapidez com que a tecnologia foi sendo apropriada e como alcançou maior número de pessoas nas nossas atividades de formação, via redes sociais. Porém, uma situação que nos comove é o surgimento de mais uma categoria de excluídos/as, que são as pessoas que não têm o acesso à internet. Hoje elas estão nas periferias das periferias. São aquelas pessoas que não podem ter acesso às formações do Cebi e nem mesmo à educação formal por não existir uma política pública que atenda esta demanda.

Esse é um dos desafios que nós do Cebi queremos enfrentar neste próximo triênio: investir em pessoas que estão na base de nosso serviço: as pessoas que estão nas “periferias geográficas e existenciais”.

No próximo triênio, teremos novas pessoas para o serviço do Cebi Nacional. Nesta reunião, dentre três mulheres bastante qualificadas e que foram indicadas ao Conselho Nacional – Élbia (Planalto Central), Luciene (MS) e Múria (GO) – os cinco estados e o DF escolheram a companheira Múria Carrijo para contribuir naquele espaço.

O encontro se encerrou com os presentes agradecendo ao Pedro Caixeta pelo trabalho realizado e com louvor nestes três últimos anos; e com votos de êxitos à Múria, que seguirá neste próximo triênio.

 

 

A companheira Múria Carrijo representará a região Centro Oeste no CN do CEBI, no lugar de Pedro Caixeta que cumpriu seu mandato por três anos.

 

E quando sairmos daqui
Nós vamos para voltar,
na força da esperança
E na coragem de lutar.
(Composição de Flávio Irala/Valdomiro de Oliveira)

 

 

Texto elaborado pela equipe do encontro.