CEBI em destaque

CEBI-GO: Educação Popular é tema de encontro em Goiânia

Nos dias 14 e 15 de abril, o Centro Cultural Caravídeo em Goiânia, acolheu novamente a primeira e segunda turma do Curso de Educação Popular e Metodologia do Trabalho com Adolescentes e Crianças. Esse foi o 3º módulo e teve como temática Educação e Educação Popular.

Pela caminhada feita com os cursos anteriores, percebe-se que este módulo costuma ser muito polêmico, pois nele se reflete sobre conscientização crítica, a partir de Paulo Freire e outras pensadoras, bem como sobre jargões do tipo “Lugar de Criança é na Escola”. Tendo como base as contribuições teóricas de Ivan Illich, pensador austríaco que critica a sociedade industrial e as instituições da cultura moderna, entre elas, a Escola. Illich nos provoca a conceber uma sociedade descolarizada e a criar novas relações que sejam fontes de Educação (Teia Educacional).

Confira na íntegra as impressões de algumas pessoas que participaram do encontro:

“Como sempre foi de muito aprendizado. A dinâmica do encontro acrescenta muito; os temas trazem novos olhares, a gente vai além do nosso mundinho. As trocas de experiências são importantes. As brincadeiras são muito boas, porque interagem as pessoas do grupo; elas ficam mais à vontade. As brincadeiras quebram o gelo, trazem descontração” (Giselle).

“Eu gostei bastante. Tô conseguindo compreender o que é Educação Popular, a metodologia da Educação Popular que pretende romper com realidades opressoras” (Rúbia).

“Contribuiu muito, ampliou o conhecimento. Têm assuntos polêmicos e complexos que nos faz perceber que às vezes não vemos o quanto estamos sendo dominados” (Mariusa).

“Eu me senti atropelada e percebi como nosso conhecimento é míope. Foi um dia de grande aprendizagem” (Julianna).

No momento da avaliação, algumas pessoas partilharam:

“Enriqueceu mais nosso conhecimento. Foi muito positiva a parte da conscientização crítica em Paulo Freire.”

“Houve desconstrução de conhecimento e a construção de um conhecimento pautado nos valores, no ser humano.”

“Foi um choque, mas um choque que convida a parar para repensar a educação, a não desistir da luta por uma educação melhor.”

Parceria CEBI e MAC

O Curso é realizado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), em parceria com o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Centro Cultural Caravídeo e a Congregação de Nossa Senhora – Conêgas de Santo Agostinho (CNS-CSA).

Os módulos contaram com a participação de 56 pessoas. Entre estas, 51 mulheres e 5 homens. Do total, 11 jovens e 2 crianças.
Registra-se que na sala ao lado do Curso de Educação Popular acontecia, simultaneamente, o Seminário de Conjuntura Sociopolítica, realizado pelo Cebi Goiás e assessorado pela Tea Frigerio, do Cebi Pará.

Foi um fim de semana intenso de formação na perspectiva da Educação Popular!

Texto e fotos de Janaína, Klaus e Múria, 15/04/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×