Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Curso de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso inicia em São Paulo

Curso de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso inicia em São Paulo
30 de junho de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
Curso de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso inicia em São Paulo
Entre os dias 28 de Junho e 14 de Julho no Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) em São Paulo, acontece o curso anual de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O curso é uma parceria entre o CESEEP e o CEBI.
 
Para construir esse diálogo, estão participando do curso 25 pessoas de diversos estados do Brasil e duas participantes de Cuba. A diversidade religiosa é bastante marcante no grupo, com representação das seguintes denominações: Anglicana, Católica, Luterana, Metodista e Candomblé. Encontram-se, entre os participantes, sete representantes do CEBI, vindos de MS, PB, SC, RS, PR e PA, que buscam no curso um maior conhecimento e vivência do ecumenismo para o trabalho em seus grupos de base.

""

 
 Na foto: Gérson (PA), Émerson (PR), Lilian (MS), Deise (RS), Lizandra (SC), Maria Evane (PB) e Marisa (MS)
 
A celebração de acolhida nos levou a refletir sobre a importância da terra, como símbolo de luta e resistência para a construção da casa comum. Para tanto, as/os cursistas foram convidadas/os a colocar em comum um pouco de terra trazida dos seus lugares de origem, bem como a partilhar o significado da terra para cada pessoa. Finalizamos esse momento, partilhando nossas luzes nas velas coloridas, acendidas uma a uma e que juntas se tornam uma grande luz. O ato simbólico demonstra que a junção de nossos esforços possibilita a iluminação e união.

Nos dois primeiros dias de curso, aprofundamos a questão do ecumenismo, o que significa para cada um, quais as dificuldades que encontramos para exercitar o ecumenismo em nossas bases, e quais os pontos avançados nesse sentido.

""

 
Foto: grupo completo durante a formação
 
No decorrer das duas semanas, além de visitas a várias comunidades religiosas, serão abordados os seguintes temas:
História do movimento ecumênico e sua preocupação com a casa comum;
• Igreja Católica e a construção da casa comum. A encíclica Laudato si;
• História das Antigas Igrejas Orientais e Ortodoxas e o empenho do Patriarca Ecumênico Bartolomeu em relação ao meio ambiente;
• O protestantismo nos 500 anos da Reforma e sua contribuição em prol da “integridade da criação”;
• O Pentecostalismo no Brasil e na América Latina e sua preocupação com a crise ambiental;
• O papel do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) na caminhada ecumênica do Brasil e a 4ª. Campanha da Fraternidade Ecumênica: Casa comum: nossa responsabilidade;
• Espiritualidade no cotidiano e o eco-feminismo na construção da casa comum;
• Projetos de ação depois do curso e elaboração de síntese pessoal;
• O corpo, parte integrante do ser religioso