Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI/GO – Formação bíblica envolve a Pastoral da Juventude Inter-Paroquial de Aparecida de Goiânia

CEBI/GO – Formação bíblica envolve a Pastoral da Juventude Inter-Paroquial de Aparecida de Goiânia
17 de novembro de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI/GO - Formação bíblica envolve a Pastoral da Juventude Inter-Paroquial de Aparecida de Goiânia
Jovens de comunidades católicas que integram a Pastoral da Juventude Inter-Paroquial de Aparecida de Goiânia convidaram o CEBI a facilitar uma manhã de reflexão bíblica, no dia 13 de novembro de 2016, em ocasião das comemorações do DNJ (Dia Nacional da Juventude), que teve como tema “Juventude e Nossa Casa Comum” e lema “Vou criar novo céu e nova terra” (Is 65, 17).
A reflexão partiu de uma motivação feita pela própria juventude, que foi: “o que é preciso construir, cultivar para criar um novo céu e uma nova terra?” Considerações do grupo: “respeito, tolerância, fé, amor, compreensão, cooperação, paz, consciência, igualdade, justiça, empatia, confiança, verdade e o não extermínio de jovens”.
Em seguida, contextualizou-se o tema e o lema do encontro, os quais dialogam com o Ano da Misericórdia e a  Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, bem como situou-se o texto motivador (Is 65, 17-25). Após uma manhã de partilha e troca de experiências, à luz da Palavra, veio a pergunta: “o que fica?”
 
A juventude pondera:
“O projeto de Deus é justamente o contrário dos projetos da guerra, do ódio, da discriminação, da dominação, da destruição. No texto a gente vê presa e predador comendo juntos. É como se o profeta Isaías nos mostrasse que no projeto de Deus não tem espaço para relações de dominação, opressão e desigualdade” (Jéssyca, 23).
“Foi muito bom. Foi uma experiência que não é todo dia que a gente pode ter. O jeito de facilitar o entendimento para o enriquecimento da palavra bíblica ajudou a gente a ter uma melhor compreensão da Vida e aumentou a esperança para buscar e construir um novo céu e nova terra” (Fernandes, 24).
 “A vontade de estudar a Bíblia de uma forma um pouco mais aprofundada. Temos carência de estudo bíblico” (Silvana).
“O mundo está em conflito, vive em conflito. O texto de Isaías traz a esperança para lutarmos por um novo céu e nova terra nesses conflitos” (Hyago, 18).
“Fica a Utopia… não uma Utopia irreal. Fica a Utopia de que o nosso sonho irá acontecer aqui, que se fizermos a nossa parte o amanhã vai chegar” (Marcos, 20).
O DNJ também foi marcado por oficinas de Juventudes e Bíblia, Percussão e  Artesanato com materiais recicláveis. Ao ser perguntada novamente o que queria dizer sobre o dia, a juventude falou: “Foi legal;  aprendi muito. Eu nunca tinha participado de um DNJ. Vou participar mais vezes. Foi divertido e descontraído. Eu sou um cara muito tímido, mas aqui eu não demonstrei tanto, me senti livre” (Gilberto, 19).
“Foi um dia muito top. Eu conheci novas pessoas e me soltei mais. Foi muito bom” (Auenia, 14).
“A oficina de percussão foi massa. Eu conheci novas pessoas. Eu gostei muito” (Elais, 14.
O grupo era formado por 29 jovens e 4 pessoas adultas, sendo no conjunto 19 mulheres e 14 homens.
CEBI Goiás, 14 de novembro de 2016.