No dia 30 de abril começou mais um curso oferecido pelo CEBI na modalidade EAD, o curso “Bíblia, Gênero e Masculinidades”. Sua duração é de três meses com a participação de 178 pessoas de todos os estados brasileiros e ainda com a presença virtual de pessoas do exterior.
O objetivo fundamental é, de um lado, contribuir na reflexão sobre a desconstrução de masculinidades que praticam violência contra mulheres, contra outros homens ou contra si mesmo. De outro lado, propõe a reconstrução de novas masculinidades, onde a justiça e o cuidado, o respeito e a ternura são o que move as relações de gênero.
O estudo é feito a partir de textos motivadores que provoquem uma interação entre as pessoas que participam do curso e a equipe de facilitação. O curso está dividido em dois módulos, sendo o primeiro sobre Gênero e Masculinidades, e o segundo, sobre Masculinidades e Bíblia.
Conteúdo e Assessoria
Como ponto de partida, são disponibilizados textos cuja autoria é de José Josélio da Silva, de Recife/PE, José Sebastião de Souza Jr, de Ilhéus/BA, Célia Regina Medeiros, de Recife/PE, André S. Musskopf e Ildo Bohn Gass, de São Leopoldo/RS.
A coordenação do curso está sob a responsabilidade de Luciene Ortega Borges, de Campo Grande/MS, Luiza Maria Coimbra Cofller, de Vila Velha/ES e Janeide Lavor da Silva, de Manaus/AM, além de Anderson Roberto Deizepe, de Presidente Prudente/SP e Alberto Massao Katsuta, de Mirassol/SP.
As pessoas participantes estão divididas em cinco turmas e são acompanhadas por uma equipe de facilitação:
- Amarildo Rodrigues Monteiro e Raildo da Silva Gomes, de Campo Grande/MS
- Célia Regina Medeiros e José Josélio da Silva, de Recife/PE
- José Sebastião de Souza Júnior, de Ilhéus/BA
- Elizabeth Alves da Silva e Mário Márcio Silva Vieira, de Cuiabá/MT
- Ana Selma da Costa, de Fortaleza/CE
- Marcelo Porto Dias, de Riacho Fundo II/DF
- Simone Furquim Guimarães, de Samambaia/DF
- Maria de Fátima Castelan, de Vila Velha/ES
–
Partilha de Ildo Bohn Gass.