Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-SPI: Contribuição na superação das violências é prioridade para 2015-2016

CEBI-SPI: Contribuição na superação das violências é prioridade para 2015-2016
CEBI-SPI: Contribuição na superação das violências é prioridade para 2015-2016
16 de junho de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
   Em assembleia estadual, realizada nos dias 7 e 8 de junho, em Martinópolis, o CEBI-SPI (São Paulo Interior) definiu que a leitura bíblica a ser desenvolvida no próximo biênio terá como eixo principal a superação das violências. Devem receber atenção especial: a luta contra a homofobia; a superação da violência contra mulheres, crianças e jovens; e o enfrentamento da violência socioambiental. O interior de São Paulo sofre os efeitos da falta de água, denunciando que uma das formas de violência é a monocultura da cana-de-açúcar.

   Em processo preparatório à Assembleia Nacional, o texto motivador para o estudo foi o diálogo entre a Samaritana e Jesus Jo 4). O grupo ressaltou que muitas vezes, as leituras praticadas mesmo no CEBI, não conseguem perceber que, no texto, Jesus é o estrangeiro. Ele tem sede, não tem balde, nem poço, precisa da ajuda da Samaritana. E ainda assim afirma que “a salvação vem dos judeus”. Essa frase, para o contexto da época, não deixou de ser uma forma de violência cultural, uma vez que o povo samaritano sempre foi considerado inferior pelos judeus.

 

Nova equipe de coordenação

A coordenação do CEBI-SPI foi recomposta com duas novidades: uma maior participação das mulheres e um trabalho co-participação nas tarefas:

Coordenação geral: Márcia e Lucas

Secretaria: Lika e Roberto

Tesouraria: Rafael e Paulo

Articulação: Sueli (Bauru); Lika (Birigui); Selma (Pontal); Cyra (Rio Preto) – a ser consultada.

A primeira reunião da nova equipe foi agendada para o início de julho. Como tarefa, cada sub-região vai refletir sobre as atividades possíveis dentro do tema aglutinador: “Superação das violências”. Buscando melhorar sua articulação, o grupo também assumiu o compromisso de fazer mais uso das tecnologias, incluindo o facebook (confira).

Para representar o CEBI na Assembleia Nacional, foram escolhidos Lucas Rinaldini, de Birigui, como titular e Roberto Alcarria do Nascimento, de Bauru, como suplente.

Indicação de nomes para a Direção Nacional

A Assembleia também apontou como candidatos/as para a Direção Nacional, a ser eleita em novembro de 2014: Pastora Odja Barros (CEBI-AL); Vanildes dos Santos (CEBI-Planalto Central); e Francisco Orofino (CEBI-RJ). Será realizada a consulta prévia junto às pessoas indicadas.