Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Cebi-SC: Seminário “Amós e resistência”

Cebi-SC: Seminário “Amós e resistência”
10 de dezembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-GO: Projeto Bíblia
Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2014, na cidade de Chapecó, SC o último dos cinco seminários organizados pelo CEBI-SC em 2014. Estiveram presentes 20 pessoas. Com o auxílio de Ildo Bom Gass fizemos uma viagem pelo livro de Amós, o profeta da desconstrução e reconstrução, pois para ele não bastava mudar os reis, mas sim a estrutura do sistema no reino do Norte. Ildo nos motivou a passear muito pelo texto e até mesmo saindo do texto por muitas ocasiões, quando dizia, por exemplo, que “igualdade não significa justiça”, que para os judeus não se fala em fé e sim fidelidade e isso compromete mais.

Amós profeta sulino, provavelmente trabalhador sazonal representa a resistência do campo contra a opressão citadina e chama atenção para a conversão e a volta para Javé, tendo como centro de sua profecia “Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como a água e correr a justiça como riacho que não seca”.

Um ensinamento importante para relembrar sempre é que o profeta não é um vidente futurista, mas sim, um estudioso profundo da realidade e com isso projeta uma possível consequência do futuro. Todas estas reflexões tiveram boa participação dos/as participantes sempre orientados/as com muita criatividade e bom humor de Ildo.

O assunto era tão interessante e a motivação tamanha que nem mesmo nos intervalos dos cafezinhos o assunto mudava.  Tamanho era o interesse que  Ildo ficava o tempo todo sendo questionado e precisou se preparar muito para satisfazer o a sede de conhecimento do pessoal. O ambiente se fez agradável pelo companheirismo dispensado entre as pessoas do grupo.

Vale ressaltar que em 2015 e 2016 haverá uma escola bíblica do Cebi no mesmo local e motivados/as pelo seminário estamos tendo um bom número de inscrições.