Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-SC: Realiza seminário sobre profetismo.

CEBI-SC: Realiza seminário sobre profetismo.
CEBI-SC: Realiza seminário sobre profetismo.
14 de agosto de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Aconteceu nos dias 26 e 27 de julho, na cidade de Canoinhas o terceiro dos cinco seminários organizados pelo Cebi/Sc. O encontro teve a participação de 29 pessoas e aprofundou o profetismo a partir do livro de Amós, o profeta social. A luta contra a injustiça social realizada por Amós pautou os questionamentos que foram aflorando no decorrer das leituras e inevitavelmente aconteceu a comparação com a atualidade. Com um tom radical Amós aponta um novo jeito de ser profeta.
Um dos principais ensinamentos foi entender que o profeta não é um vidente futurista, mas sim, um semeador de consciência que estuda profundamente a realidade e projeta uma possível consequência do futuro. Todas estas reflexões foram acompanhadas com criatividade pelo grupo que apresentava e representava os textos com o apoio da facilitadora do encontro, Mercedes Brancher.

As críticas de Amós foram voltadas ao comércio, pois o povo sustentava toda a estrutura por meio da injustiça social e escravidão, resultando em miséria cada vez maior. Com forte ironia criticou a religião que se tornou sistemática e sem profundidade espiritual afastada da presença de Deus. Criticou também as Leis, pois a corrupção da justiça aos menos favorecidos, a opressão e a exploração dos oprimidos clamava pelo juízo divino.

O aconchego do ambiente, do encontro, o grupo e as reflexões seguiram em harmonia que se intensificavam nos momentos de oração e mística. As músicas e animação trouxeram à tona a necessidade de encontrar profetas nos dias atuais. O questionamento maior foi: Em quais setores, atualmente, em que mais se faz necessária a voz de um profeta? As respostas foram unânimes. Na luta contra a violência nos mais diversos espaços, contra a corrupção e contra a falta de humanidade.