Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI RS convida para Oficinas gratuítas de Ecumenismo

CEBI RS convida para Oficinas gratuítas de Ecumenismo
2 de outubro de 2012 Centro de Estudos Bíblicos

O ano 2012 será um ano muito significativo para a Igreja na América Latina e Caribe: são os 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II, celebrada pelo papa João XXIII, e os 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação. Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez, que inaugura a rica trajetória da teologia em nosso continente. No marco destes dois acontecimentos que marcaram a Igreja em geral, particularmente na América Latina, está a proposta de um Congresso Continental de Teologia.

A finalidade do Congresso Continental é, sobretudo, olhar para o futuro, um congresso prospectivo, que se pergunte sobre os desafios e tarefas futuras da teologia na América Latina, a partir do nosso novo contexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial, globalizado e excludente.

O congresso tem o objetivo principal de reunir em congresso continental, precedido por jornadas regionais, a comunidade teológica do continente em torno ao Vaticano II e à teologia latino-americana, para discernir os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e as consequentes tarefas para uma teologia como serviço à Igreja e à humanidade, em um mundo pluralista e globalizado.

E o CEBI-RS convida para as seguintes oficinas de ecumenismo:

SEGUNDA-FEIRA – 8 DE OUTUBRO DE 2012
14h30
Bloco 1H Sala 103
A CAMINHADA ECUMÊNICA – UMA VISÃO INTERNA
Apresentar os passos dados pela ICAR, nas relações ecumênicas e inter-religiosas, a partir do Concílio até nossos dias, no espaço do Brasil e América Latina. Uma visão interna, mostrando os passos para frente e para trás, que foram dados nesta caminhada, nos últimos 50 anos.
Palestrante: Padre José Bizon – Professor de Ecumenismo, na PUC São Paulo; Coordenador da "Casa da Reconciliação" (espaço ecumênico e inter-religioso)

TERÇA-FEIRA – 9 DE OUTUBRO DE 2012
14h30
Bloco 1H Sala 103
A CAMINHADA ECUMÊNICA COM O CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS – CMI
Destaques da caminhada de cooperação entre a ICAR e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Palestrante: Walter Altmann e/ou Marcelo Schneider (CMI) – Facilitador do Conselho Mundial de Igrejas

A entrada é franca! Não perca essa oportunidade!
Mais informações com Edison Costa, pelo endereço: cebirs@cebi.org.br