Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-RO: Primeira Etapa da Escola para Assessores

CEBI-RO: Primeira Etapa da Escola para Assessores
3 de maio de 2013 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-RO: Primeira Etapa da Escola para Assessores

No final do dia 26 de abril, 30 lideranças do CEBI-RO foram, aos poucos, se reunindo em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Vinham de Jarú, Mirante da Serra, Tarilândia, Jorge Teixeira, Nova União, Espigão do Oeste, Porto Velho, além, é claro, de Ouro Preto do Oeste. Fomos acolhidos pela comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde realizamos a primeira etapa da Escola de Formação de Assessores e Assessoras.

Esta foi a primeira de oito etapas previstas para os dois próximos anos. De sexta à noite até domingo ao meio-dia, dedicamo-nos ao estudo, à convivência e à partilha de experiências. Cada um desses momentos foi movido por uma espiritualidade a partir da vida, iluminada pela Palavra, com vista ao bem viver.

Num primeiro momento, olhamos para as três teologias que formam a coluna central da experiência com Deus nas Escrituras. A teologia do Deus do Êxodo é a fonte que deu início a um novo jeito de ser povo, na justiça, na partilha e na liberdade. Consequência dessa libertação, foi a experiência com Deus enquanto Aliança alicerçada no amor, na fidelidade e na ternura. Além dessas duas teologias, outra perpassa a Bíblia do início ao fim. É a experiência com o Deus da Criação, cuja ênfase está no cuidado e na promoção da vida, e vida em abundância.

No tempo restante, procuramos perceber a forma dessas teologias presente nas tribos israelitas como experiência alternativa aos sistemas dos reinados dos quais haviam se libertado. Entre cada etapa dessa Escola, o tema nela estudado será aprofundado em grupos articulados por município. O texto base é a coleção Uma Introdução à Bíblia, publicada pelo CEBI.

Avaliando a caminhada, Cícero da Silva disse que, "participar do CEBI é um grande passo, uma vez que descobrimos um novo olhar sobre a Bíblia. Esta escola de assessores é um marco nesse processo da experiência de Leitura Popular da Bíblia".

O casal Ivo Francisco e Maria Aparecida consideraram "este encontro de estudo uma experiência única.Poder estudar cada lugar do mundo bíblico com o auxílio de imagens de satélite enriqueceu muito nosso estudo, pois nos ajuda a ver além do texto escrito, a mergulhar num mundo em que não conseguiríamos chegar sem encontros como este".

Elza Cardoso Silva avalia que "este estudo representa um fortalecimento na continuidade dos trabalhos nas comunidades para um bom trabalho de evangelização Fé-Vida-Bíblia. Conhecer melhor como ler a Bíblia nos ajuda a cativar também a juventude, a fim de motivá-la a engajar-se cada dia mais nesse trabalho bonito e gratificante nas comunidades".

Para Rosângela Rodrigues Silva, "o CEBI propõe um estudo bíblico em que fazemos uma leitura da vida, engajada e comprometida. Este estudo fortalece a nossa caminhada na igreja, tornando-nos mais comprometidos, abrindo os nossos olhos para a realidade em que vivemos. Ajuda-nos a compreender e a ler a Bíblia de uma forma mais clara".

Por fim, para Celestina Aparecida, "a releitura da Bíblia proposta pelo CEBI ajuda a trazer a Palavra de Deus para nosso dia a dia. Além disso, descobrimos um Jesus que não é a Lei, mas que aponta o caminho. Ele, na verdade, é a certeza que nos leva a uma vida plena".