Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-RO: Encontro debate os desafios das CEBs no mundo urbano

CEBI-RO: Encontro debate os desafios das CEBs no mundo urbano
7 de maio de 2018 Centro de Estudos Bíblicos

Nos dias 21 e 22 de abril de 2018, o CEBI-Roraima assessorou um encontro de CEB’s com a temática: A Igreja em saída a partir do Anúncio de Paulo e suas Epístolas. A assessoria ficou por conta de Nilva Baraúna, Rui Baraúna e Francisco Ribeiro. A etapa contou com 35 participantes da capital e do interior.

Nesse encontro, o primeiro dia foi dedicado ao estudo de Paulo, com o objetivo de motivar as Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s) a enfrentarem os desafios do mundo urbano, tendo em vista a atual situação política, social, econômica e ética do nosso país, e mais precisamente o Estado de Roraima, com os desafios provenientes da migração venezuelana, sendo apontado pelos participantes um conjunto de ações concretas que as CEB’s poderão assumir.

Das quais, ressaltamos algumas dessas ações:

  • participação em Conselhos Paritários, Conselhos Tutelares, Sindicatos, Partidos Políticos, Movimentos Sociais e Populares,
  • participação efetiva em sessões da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, utilização das áreas externas das igrejas para o cultivo de hortas comunitárias, artesanatos, e a criação de cooperativas para a venda de seus produtos.

No segundo dia, foi trabalhado a reestruturação do Conselho Diocesano do Laicato de Roraima. A partir da formação de uma Comissão Provisória, que tem a responsabilidade de articular os leigos e leigas, nos articulamos no sentido de realizar uma assembleia formativa e eletiva, com representantes de todas comunidades diocesanas, e assessoria do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O encontro contou a participação do Bispo Diocesano do Dom Mário Antônio, que encerrou dirigindo a bênção.

Partilha de Rui Antônio do Carmo Baraúna .