Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-RO: A Comunidade de Mateus e o clamor por justiça sócioambiental

CEBI-RO: A Comunidade de Mateus e o clamor por justiça sócioambiental
CEBI-RO: A Comunidade de Mateus e o clamor por justiça sócioambiental
28 de julho de 2014 Centro de Estudos Bíblicos

O CEBI-RO reuniu-se nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro de Formação São Francisco de Assis, em Ariquemes em Seminário de Formação Bíblica, com o tema: A Comunidade de Mateus e o clamor por justiça sócioambiental e social em nossos dias.

 

O assessor foi o teólogo e companheiro de caminhada João Inácio Wenzel da cidade de Cuiabá, colaborador do CEBI-MT. Participaram do seminário foram os alunos do curso popular de teologia da Região Ariquemes da diocese católica de Porto Velho-RO e os/as integrantes das Escolas Básicas do CEBI-RO, além outras pessoas envolvidas com as comunidades e com o CEBI. Eram cerca de 50 pessoas reunidas no estudo.

 

O encontro com a apresentação dos participantes, oração, distribuição dos trabalhos e a programação das atividades. Em seguida o assessor fez uma introdução ao método de trabalho e leitura bíblica do CEBI. Foi apresentado o tema da questão dos problemas ambientais da região norte e do país através de um vídeo documentário sobre o impacto do uso de agrotóxico nas grandes monoculturas, principalmente da plantação de soja.

 

Foi sugerido este tema pela grande preocupação do CEBI pelo avanço da plantação da soja na Rondônia e consequentemente tudo que vem junto com esta cultura, no que diz respeito aos agrotóxicos.

 

O estudo possibilitou uma reflexão sobre a atual questão ecológica no Brasil e no mundo, onde a terra toda, a criação, geme como que em dores de parto.

 

Nesta reflexão, o livro de Mateus, mais precisamente “O Sermão da Montanha”, iluminou nossa conversa, ajudando-nos a resgatar uma convivência harmoniosa com toda a natureza. Convivência que propõe consumo e produção sustentável a partir dos corações libertos do desejo de possuir, competir, tendo sempre como ponto de partida a vida simples e aberta à partilha, essência do bem-viver.

 

                                  (Padre Cesar dos Santos, Tininho, Raquel)