Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-RN: Mossoró debate Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

CEBI-RN: Mossoró debate Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
CEBI-RN: Mossoró debate Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
21 de maio de 2015 Centro de Estudos Bíblicos

Uma celebração em respeito à pluralidade religiosa e espiritual. Talvez assim possamos chamar o encontro mensal de formação do CEBI Mossoró –RN que aconteceu no dia 16 de maio de 2015 e teve como tema “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso” preparando os irmãos e irmãs do CEBI para a vivência de uma semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. 

O encontro foi assessorado por Itamir Vieira e Eliza Fernandes do CEBI Mossoró e os participantes receberam um convite para viver a prática do ecumenismo e do respeito às religiões em seu dia a dia. Reforçando, neste exercício de abertura e tolerância, a necessidade de realizar o grande desejo divino de “que todos sejam um” como habitantes de uma grande cidade santa com 12 portas sempre abertas acolhendo a todos e todas que se aproximam.

O encontro fez ecoar o depoimento emocionado de Jaciara Ribeiro, cuja mãe biológica, a Yalorixá Mãe Gilda de Ogum foi por duas vezes agredida e morreu vítima de infarto em decorrência da intolerância de cristãos fundamentalistas. A dor de Jaciara representa as dificuldades e o sofrimento que os seguidores dos cultos de matriz africana sentem ao professar sua fé, sua cultura e sua religiosidade. Junto a essa dor foi possível conhecer e cantar a linda canção Yorubá “Oro mi maió Abadô ieieo” que em tradução literal significa “Deus é maior, Ele me ajudou a vencer” fazendo renovar em nós a esperança e o desejo de vivermos numa sociedade com respeito às diferenças.

A importância de nos esvaziarmos dos próprios preconceitos, ressaltando a necessidade de estarmos sempre aprendendo com o próximo em diálogo constante de abertura ao encontro do outro, acolhendo sua identidade e suas diferenças como caminho para crescimento humano e espiritual, foram temas bastante debatidos no encontro.

O trabalho em grupo e de forma orante percorreu os 8 dias de oração pela Unidade dos Cristãos, refletindo sobre os detalhes do encontro de Jesus com a mulher samaritana ao redor do poço. A necessidade de tal como Jesus atravessar as “Samarias” de hoje e ir ao encontro dos irmãos e irmãs que professando credos diferentes, possuem águas que podem saciar nossas sedes e a sede de paz tão presente na humanidade.

Por fim a manhã de formação do CEBI Mossoró incentivou cada pessoa a se deixar transformar pela magia do encontro com o diferente. Nessa ótica mereceu destaque o depoimento de Dona Dorinha que relatou como foi seu encontro com o CEBI. “Eu tinha uma formação religiosa muito rígida. Se não fosse da minha religião eu não queria nem amizade. Mas um encontro com o CEBI transformou minha experiência de contato com um Deus misericordioso que é Pai e Mãe ao mesmo tempo e que ama todos os seus filhos com um amor profundo. O CEBI e essa visão ecumênica de Deus me ajudou a crescer e ampliar minha experiência religiosa”

Confira algumas imagens do evento:

""

""

""