CEBI em destaque

CEBI-RN: Mossoró debate Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

CEBI-RN: Mossoró debate Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Uma celebração em respeito à pluralidade religiosa e espiritual. Talvez assim possamos chamar o encontro mensal de formação do CEBI Mossoró –RN que aconteceu no dia 16 de maio de 2015 e teve como tema “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso” preparando os irmãos e irmãs do CEBI para a vivência de uma semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. 

O encontro foi assessorado por Itamir Vieira e Eliza Fernandes do CEBI Mossoró e os participantes receberam um convite para viver a prática do ecumenismo e do respeito às religiões em seu dia a dia. Reforçando, neste exercício de abertura e tolerância, a necessidade de realizar o grande desejo divino de “que todos sejam um” como habitantes de uma grande cidade santa com 12 portas sempre abertas acolhendo a todos e todas que se aproximam.

O encontro fez ecoar o depoimento emocionado de Jaciara Ribeiro, cuja mãe biológica, a Yalorixá Mãe Gilda de Ogum foi por duas vezes agredida e morreu vítima de infarto em decorrência da intolerância de cristãos fundamentalistas. A dor de Jaciara representa as dificuldades e o sofrimento que os seguidores dos cultos de matriz africana sentem ao professar sua fé, sua cultura e sua religiosidade. Junto a essa dor foi possível conhecer e cantar a linda canção Yorubá “Oro mi maió Abadô ieieo” que em tradução literal significa “Deus é maior, Ele me ajudou a vencer” fazendo renovar em nós a esperança e o desejo de vivermos numa sociedade com respeito às diferenças.

A importância de nos esvaziarmos dos próprios preconceitos, ressaltando a necessidade de estarmos sempre aprendendo com o próximo em diálogo constante de abertura ao encontro do outro, acolhendo sua identidade e suas diferenças como caminho para crescimento humano e espiritual, foram temas bastante debatidos no encontro.

O trabalho em grupo e de forma orante percorreu os 8 dias de oração pela Unidade dos Cristãos, refletindo sobre os detalhes do encontro de Jesus com a mulher samaritana ao redor do poço. A necessidade de tal como Jesus atravessar as “Samarias” de hoje e ir ao encontro dos irmãos e irmãs que professando credos diferentes, possuem águas que podem saciar nossas sedes e a sede de paz tão presente na humanidade.

Por fim a manhã de formação do CEBI Mossoró incentivou cada pessoa a se deixar transformar pela magia do encontro com o diferente. Nessa ótica mereceu destaque o depoimento de Dona Dorinha que relatou como foi seu encontro com o CEBI. “Eu tinha uma formação religiosa muito rígida. Se não fosse da minha religião eu não queria nem amizade. Mas um encontro com o CEBI transformou minha experiência de contato com um Deus misericordioso que é Pai e Mãe ao mesmo tempo e que ama todos os seus filhos com um amor profundo. O CEBI e essa visão ecumênica de Deus me ajudou a crescer e ampliar minha experiência religiosa”

Confira algumas imagens do evento:

""

""

""

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×