Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-RN: Encontro de formação sobre a Justiça Social e o Profeta Amós em Mossoró

CEBI-RN: Encontro de formação sobre a Justiça Social e o Profeta Amós em Mossoró
CEBI-RN: Encontro de formação sobre a Justiça Social e o Profeta Amós em Mossoró
23 de junho de 2015 Centro de Estudos Bíblicos

Os profetas são personagens bíblicos muito inspiradores. Se destacam pela coragem e pela ousadia com que enfrentaram as rígidas e poderosas estruturas da sociedade de seu tempo, para denunciar as dores do povo e anunciar um mundo novo pautado na justiça social. Neste cenário a comunidade do CEBI de Mossoró-RN tiveram um encontro especial com o Profeta Amós para conhecer sua parte de vida, suas denúncias e seu ministério profético.

O encontro aconteceu no sábado, 13/06, e faz parte de um planejamento do CEBI Mossoró que realiza mensalmente um encontro de formação aberto a participação da comunidade. A assessoria foi do Padre Francisco Cornélio que apresentou sua Dissertação de Mestrado em Teologia Bíblica com tema “Justiça Social como tema profético”

Inicialmente o Padre Cornélio falou sobre as peculiaridades de se abordar essa temática na conclusão de sua dissertação. A dificuldade de encontrar, em Roma, a bibliografia e um orientador que aceitasse essa abordagem dos profetas ligando-os às questões da justiça social, tema mais frequentemente abordado nas igrejas da América Latina.

“Hoje conhecemos um Profeta corajoso que denunciou autoridade religiosas e políticas, defendendo o povo pobre e explorado pelos poderosos. Ele é um exemplo aos grupos religiosos que hoje se fecham numa religiosidade vazia e sem compromisso com quem sofre as injustiças do mundo” declarou Itamir Vieira, participante do encontro.

O encontro refletiu sobre a justiça social defendida pelo Profeta Amós que, intolerante contra os opressores, corajosamente elevou sua voz para defender as pessoas do campo e da cidade, homens e mulheres simples que tinham suas vidas, sua força de trabalho e sua própria fé exploradas pelo governo político e religioso.

“Ao observar os rituais religiosos nosso Profeta identificou uma religião ligada aos rituais e desligada da vida do povo. Havia muito luxo, incenso, sacrifícios e poucas práticas em defesa da vida como Deus quer. Com esse olhar crítico Amós atacou esse fervor religioso vazio e que distanciava os pobres de Deus” ressalta Cornélio ao falar sobre um dos pontos do ministério profético de Amós.

Por fim o encontro foi uma oportunidade de se conhecer fatos da Bíblia que servem como inspiração para nossa caminhada em busca do Reino, já que a voz do Profeta Amós continua atual e precisa ecoar em todo lugar em que houver injustiça, seja nas relações de gênero, de trabalho, nas lutas sociais e até mesmo nas Igrejas.     

GRITO DOS EXCLUÍDOS – O próximo encontro mensal de formação do CEBI Mossoró-RN acontecerá no dia 11 de julho onde será abordada a temática dos Movimentos Sociais e o Grito dos Excluídos 2015.

Confira algumas imagens:

""

""

""