Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI realiza seminário sobre Leitura Feminista da Bíblia

CEBI realiza seminário sobre Leitura Feminista da Bíblia
7 de setembro de 2015 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI realiza seminário sobre Leitura Feminista da Bíblia

De 05 a 07 de setembro em Brasília, estiveram reunidas/os 27 assessoras/es do CEBI que trabalham com Leitura Feminista da Bíblia (LFB).

Desde 1992, assessoras do CEBI vêm se reunindo para aprofundar a metodologia de LFB. O resultado da reflexão, nos nove seminários já realizados, foi publicado em nove cadernos da série A Palavra na Vida, estimulando a LFB junto a todas as lideranças do CEBI, dando um impulso grande no empoderamento quanto ao uso do instrumental de gênero na leitura da Bíblia, tendo em vista novas relações.

A partir do último seminário em 2013, além das mulheres, participaram homens que também fazem assessoria de LFB.

O tema deste seminário foi A memória dele pela memória delas, a partir das relações da/o discípula/o amada/o em João e da/o amada/o em Cantares. O foco é a busca de homens recriados em parceria com mulheres recriadas. Paulo diria que em Cristo já não há varão nem mulher, pois nele somos novas criaturas (cf. Gl 3,28; 2Cor 5,17).

No CEBI não queremos parar de seguir aprofundando a LFB, pois acreditamos que ela contribui decisivamente na vivência de novas relações, ao questionar na base os fundamentos da estrutura patriarcal, sistema que legitima relações desiguais em todas as esferas e instituições da sociedade.