CEBI em destaque

CEBI-PR: Seminário de Leitura Feminista da Bíblia recebe Tea Frigerio

O Seminário aconteceu em Curitiba nos dias 20 e 21 de outubro, nas dependências do Instituto Nossa Senhora de Salette, berço do CEBI-PR, onde todo o grupo foi carinhosamente acolhido pelo Pe. Angelo Perin, um dos fundadores do CEBI-PR, que não se cansava de fazer memórias e da importância do CEBI para sua vida .

Marcado por momentos de muita mística e espiritualidade renovadora da esperança, a Irmã Tea Frigerio, do CEBI-PA, assessorou o encontro com seu jeitinho doce e tranquilo, provocando a inquietude e o encantamento pela Leitura Feminista em 35 pessoas presentes no encontro. Homens e mulheres de diversas tradições cristãs, pastorais e movimentos, além de representantes das sub-regiões que compõe o CEBI no estado.

Iniciando sua fala, Tea nos apresenta os passos e chave de Leitura Feminista da Bíblia como caminho de interpretação, que possibilite uma hermenêutica bíblica feminista, que leve a uma leitura libertadora. Tea destacou que a bíblia, para nós mulheres, foi por muito tempo um livro fechado, muitas vezes usado para legitimar a exclusão, o domínio, a dependência e até a violência contra a mulher. É de fundamental importância encontrar a chave para abrir a porta hermeneuticamente fechada da Bíblia, pois ao abri-la, poderemos encontrar a Palavra que aponte o caminho para uma leitura e vivência libertadora para as mulheres e outras categorias, também oprimidas pelo poder de uma sociedade patriarcal e opressora das minorias.

Através de atividades em grupos, Tea nos apresentou os 5 passos para uma leitura hermenêutica bíblica feminista, utilizando para isso textos do primeiro e do segundo testamento sendo eles:

  • o 1º Passo: realidade, que consiste em olhar a vida, a realidade das mulheres em sua condição enquanto mulher e aprender a ler simbolismo que revela a experiência humana o que as palavras não conseguem expressar.
  • O 2º Passo: interagir, encontrar as mulheres na Bíblia e dialogar com elas, através dos simbolismos que permeiam o universo feminino.
  • O 3º Passo: suspeitar, como uma atitude que visa investigar e encontrar a presença da mulher seja na história como na bíblia, na maioria das vezes esquecida, negada, silenciada e explorada, ousar tocar o texto bíblico, confrontar as traduções e suspeitar delas.
  • O 4º Passo: desconstruir – nomear, esse passo é muito importante, pois nos coloca em contato direto com o texto buscando uma exegese fiel ao texto e as mulheres. Por meio de um estudo sério, podemos desconstruir o que o patriarcado nos transmitiu e deixou como herança e nomear a mulher como sujeita e protagonista da história e da revelação.
  • E por fim, o 5º Passo nos ajuda a reconstruir, devolver a presença e a palavra às mulheres. Liberdade de recriar, reescrever, festejar, celebrar os textos bíblicos para encontrar o sagrado em nossa vida cotidiana e política.

A partir das experiências vivenciadas e celebradas em torno dos textos, seguindo esses passos, foi possível vislumbrar uma nova ótica e forma de criar novas relações entre homens e mulheres. Os textos nos mostram que para se sustentar, o patriarcado precisa criar e alimentar a inimizade entre as mulheres. Por isso, muitos textos apresentam histórias de mulheres que são inimigas entre si. A mística inicial, onde cada um e cada uma apresentou o nome de uma mulher, uma matriarca que fora importante para nossas vidas, nos ajudou muito nesse processo de se criar uma forma de resistência a esse paradigma. Nos tornarmos mais amigas, honramos mais o feminino em nós criando espaços femininos de partilha, onde a mulher se sinta segura para falar e expressar o ser divino que habita dentro de nós.

“Esse encontro marcou profundamente meu ser. Compreender o olhar das mulheres e o feminismo como forma de luta por todas e pelas minorias, integradas com o Sagrado, a Ecologia, a diversidade me fez esperançar, especialmente nesses dias de tanta opressão. Buscar luzes na história das mulheres da Bíblia, esquecidas, caladas, sem nome, a mercê de interesses patriarcais e dominantes iluminou a luta no presente. Temos que ousar. Ousar olhar pra trás, correr riscos… suspeitar, desconstruir, reconstruir. A integração e amorosidade do grupo permitiu a liberdade e empatia que ainda me emociona. Me sinto fortalecida. Sinto a cumplicidade de tantas outras em favor da vida. Gratidão ao CEBI PR pela oportunidade. ‘Não nos afastemos… vamos de mãos dadas…'” (Leoni A.Garcia – Londrina-Pr).

Leitura Feminista da Bíblia, presente!

Na alegria do encontro e na expectativa de novas experiências com a Leitura Feminista da Bíblia, saímos todos e todas motivadas e comprometidas em realizar um trabalho de base, em nossos grupos e espaços de partilha, despertando novos olhares, trazendo na boca o doce sabor do mel que é símbolo de vida e de resistência. Nos despedimos sentindo saudades de momentos inesquecíveis de descobertas, luzes e emoções.

Irmã Tea nos apresentou um rosto de Deus feminino. Embora em nossas tradições seja apresentado como um ser divino com características masculinas, na Bíblia, sobretudo no Primeiro Testamento, o espírito de Deus é feminino, é Ruah, a divina energia que dá vida a tudo. Conforme o texto em Gênesis diz: “façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança”.

“Nós falamos de Deus através do imaginário feminino, se sou mulher, sou imagem e semelhança de Deus, eu tenho todo o direito de pensar, imaginar e buscar essa imagem feminina de Deus e de descrever Deus como mãe, como
força e energia feminina.”

Por isso, em nossas saudações, no lugar de dizer: “Deus te abençoe”, dizer:

“Fique com as bênçãos da divina Ruah – Amém, Axé, Awere, Aleluia!”

Veja mais imagens do encontro AQUI!

Partilha de Wania Scarpetto, Coordenadora do CEBI-PR.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×