Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-PR da Sub-região de Maringá realiza seminário sobre a “Superação do fundamentalismo que gera intolerância política e religiosa”

CEBI-PR da Sub-região de Maringá realiza seminário sobre a “Superação do fundamentalismo que gera intolerância política e religiosa”
20 de maio de 2019 Comunicação

por Wania Scarpetto*

O CEBI da sub-região de Maringá-PR, em parceria com CEBI da sub-região de Umuarama-PR, realizou nos últimos dias 27 e 28 de abril/19 o Seminário: “Superação do fundamentalismo que gera intolerância e violência política e religiosa”. Com a assessoria de Ildo Bohn Gass, de São Leopoldo/RS.

O tema do encontro está dentro da proposta do CEBI NACIONAL, prevista em assembleia para guiar os trabalhos deste triênio. Assim, visamos contribuir para a desconstrução das bases ideológicas que sustentam as discriminações e violências provocadas pelos fundamentalismos e intolerâncias, contribuindo assim, para superação das crescentes ondas neoconservadoras e reacionárias.

É preciso construir outros caminhos possíveis… seja na política, na economia, na religião, no patriarcado, ou nos falsos moralistas que se utilizam da Bíblia para legitimar a opressão e a exclusão.

Este seminário é uma iniciativa das sub-regiões de Maringá e Umuarama, e faz parte de um projeto de formação e fortalecimento das Sub-regiões do Noroeste do estado, que se iniciou em 2018, respondendo às necessidades, diante aos desafios da atual conjuntura. Buscamos atender à demanda das pessoas e comunidades que buscam respostas bíblicas para iluminar a caminhada através de leitura libertadora da vida. Uma leitura que possa mostrar caminhos frente à essa situação conflituosa, até mesmo dentro dos espaços religiosos. Também trabalhamos para poder fornecer subsídios para que esse tema seja introduzido de forma transversal nas escolas bíblicas, círculos bíblicos e grupos de aprofundamento a partir de textos bíblicos relacionados com nossa realidade.

Com a participação significativa de representantes de Maringá, Umuarama, Sarandi, Paissandu, Campo Mourão e Apucarana, o encontro teve uma avaliação satisfatória, visto que a meta era atingir pessoas ligadas ao CEBI Noroeste, que estão em processo de formação continuada através de escolas bíblicas e grupos de estudos. Também estão nascendo novos grupos nas regiões circunvizinhas que tem interesse em iniciar trabalhos ligados ao CEBI. Este processo está em construção, faça parte!

O encontro contou com o apoio de padres e do Arcebispo de Maringá, D. Anuar Battisti, que enviou uma mensagem em vídeo aos participantes com os seguintes dizeres:

“Aos participantes do estudo bíblico, que tem trazido grandes benefícios para todos nós, eu infelizmente não poderei estar com vocês… mas estou rezando por vocês e quero que vocês continuem aprofundando cada vez mais. O CEBI é uma resposta concreta numa leitura orante, numa leitura da Palavra de Deus a partir desta realidade tão difícil que nós estamos vivendo. Que Deus os abençoe, e que o Espírito Santo ilumine a todos vocês que estão participando deste encontro, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!” (D.Anuar Battisti – Arcebispo da Arquiodiocese de Maringá)

Ildo Bohn Gass (à esquerda) foi o assessor do Seminário “Superação do fundamentalismo que gera intolerância e violência política e religiosa”

Texto enviado por Wania Scarpetto, Coord. Do CEBI-PR.