CEBI em destaque

CEBI-PR da Sub-região de Maringá realiza seminário sobre a “Superação do fundamentalismo que gera intolerância política e religiosa”

por Wania Scarpetto*

O CEBI da sub-região de Maringá-PR, em parceria com CEBI da sub-região de Umuarama-PR, realizou nos últimos dias 27 e 28 de abril/19 o Seminário: “Superação do fundamentalismo que gera intolerância e violência política e religiosa”. Com a assessoria de Ildo Bohn Gass, de São Leopoldo/RS.

O tema do encontro está dentro da proposta do CEBI NACIONAL, prevista em assembleia para guiar os trabalhos deste triênio. Assim, visamos contribuir para a desconstrução das bases ideológicas que sustentam as discriminações e violências provocadas pelos fundamentalismos e intolerâncias, contribuindo assim, para superação das crescentes ondas neoconservadoras e reacionárias.

É preciso construir outros caminhos possíveis… seja na política, na economia, na religião, no patriarcado, ou nos falsos moralistas que se utilizam da Bíblia para legitimar a opressão e a exclusão.

Este seminário é uma iniciativa das sub-regiões de Maringá e Umuarama, e faz parte de um projeto de formação e fortalecimento das Sub-regiões do Noroeste do estado, que se iniciou em 2018, respondendo às necessidades, diante aos desafios da atual conjuntura. Buscamos atender à demanda das pessoas e comunidades que buscam respostas bíblicas para iluminar a caminhada através de leitura libertadora da vida. Uma leitura que possa mostrar caminhos frente à essa situação conflituosa, até mesmo dentro dos espaços religiosos. Também trabalhamos para poder fornecer subsídios para que esse tema seja introduzido de forma transversal nas escolas bíblicas, círculos bíblicos e grupos de aprofundamento a partir de textos bíblicos relacionados com nossa realidade.

Com a participação significativa de representantes de Maringá, Umuarama, Sarandi, Paissandu, Campo Mourão e Apucarana, o encontro teve uma avaliação satisfatória, visto que a meta era atingir pessoas ligadas ao CEBI Noroeste, que estão em processo de formação continuada através de escolas bíblicas e grupos de estudos. Também estão nascendo novos grupos nas regiões circunvizinhas que tem interesse em iniciar trabalhos ligados ao CEBI. Este processo está em construção, faça parte!

O encontro contou com o apoio de padres e do Arcebispo de Maringá, D. Anuar Battisti, que enviou uma mensagem em vídeo aos participantes com os seguintes dizeres:

“Aos participantes do estudo bíblico, que tem trazido grandes benefícios para todos nós, eu infelizmente não poderei estar com vocês… mas estou rezando por vocês e quero que vocês continuem aprofundando cada vez mais. O CEBI é uma resposta concreta numa leitura orante, numa leitura da Palavra de Deus a partir desta realidade tão difícil que nós estamos vivendo. Que Deus os abençoe, e que o Espírito Santo ilumine a todos vocês que estão participando deste encontro, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!” (D.Anuar Battisti – Arcebispo da Arquiodiocese de Maringá)

Ildo Bohn Gass (à esquerda) foi o assessor do Seminário “Superação do fundamentalismo que gera intolerância e violência política e religiosa”

Texto enviado por Wania Scarpetto, Coord. Do CEBI-PR.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×