CEBI em destaque

CEBI-PR: Curso Bíblia, Terra e Água – a Vida do Planeta

Aconteceu nos dias 29 e 30 de março, em Guarapuava-PR, um encontro de formação para novas e já atuantes lideranças ligadas ao Centro Missionário de Apoio ao Campesinato Antônio Tavares Pereira (CEMPO) de Guarapuava-PR. Ao mesmo tempo, o CEBI da sub-região de Guarapuava vem respondendo os anseios de conhecimento sobre a Leitura Popular da Bíblia, na busca de uma espiritualidade que venha iluminar e fortalecer a esperança dos movimentos sociais, considerando a conjuntura confusa e complicada que vivemos nos dias atuais.

O encontro organizado por Dionísio Vandressem, um dos pioneiros do CEBI-PR, e tinha como proposta a retomada e continuação do curso Bíblia, Terra e Água, com o sub tema: A Bíblia e a Vida do Planeta. Este curso foi referência durante muito tempo para o CEBI-PR, pois atingia um público especial ligado aos movimentos sociais como Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), as Comunidades Tradicionais, como os índígenas, quilombolas, Articulação dos Povos de Faxinalenses, Ilhéus, Pescadores, Ciposeiros, benzedeiras e parteiras etc.

O curso aconteceu nos espaços da Associação Outro Olhar (indígena), e teve um primeiro momento na tarde da sexta-feira com uma mística inicial e análise de conjuntura, realizada por Oscar Delgado.

Em seguida, com a assessoria bíblica de Frei Ildo Perondi (antigo coordenador do CEBI-PR), os trabalhos foram conduzidos até a tarde do sábado. Teve como objetivo dar início a um novo período de formação para novas lideranças e quadros, que possam ajudar as comunidades, grupos e movimentos sociais a reacender novamente a Mística e a Esperança através da leitura bíblica popular e libertadora com:

  • Textos que ajudem a entender a situação e a conjuntura no Brasil e na vida Planeta;
  • textos que ajudem a acender a coragem e a esperança;
  • textos que ajudem a reacender a mística e a espiritualidade.

Foram momentos de muita reflexão e debates que fluíram a partir dos textos bíblicos, onde os participantes puderam reler suas histórias e suas lutas por uma sociedade justa e possível e reascender a esperança na certeza da presença do Deus da Vida nesta dura caminhada. Ficaram muito motivados em iniciar um processo de formação bíblica que venham contribuir nessa caminhada em busca de uma espiritualidade encarnada na vida e na luta de cada dia desses movimentos.

“A pastoral rural foi um grande suporte na formação das lideranças dos movimentos sociais rurais aqui no centro do Paraná na década de 80. Depois disso, por um longo tempo a formação tanto no aspecto da espiritualidade, como associativa e sindical, foi negligenciada, levando a um déficit de lideranças grave hoje para a retomada dos movimentos sociais. Que bom que o CEBI se apresenta com o desafio de suprir essa lacuna. O Encontro BTA-Bíblia, Terra e Água reunindo Agricultores Familiares, Faxinalenses, Assentados, Posseiros Quilombolas e benzedeiras na sede da Associação Outro Olhar, demonstrou que é necessário e possível aprofundar e multiplicar nos grupos locais e comunidades essa formação bíblica.

Fica evidente que só a recuperação da postura do exercício da liderança como missão motivada por algo muito além da corrida atrás do técnico e do econômico, quer dizer, a busca por aquilo que nos humaniza, que nos aproxima uns dos outros como irmãos. A espiritualidade nos ensina isso. O que dizer do nosso animador e mestre na leitura popular da bíblia? Um privilégio imenso. Só temos a agradecer a competência, a simplicidade e a generosidade com que o Frei Ildo Perondi compartilha a caminhada de Deus com o seu povo e do povo com o seu Deus, sempre a partir da experiência e da vivência dos pobres da terra, como narrado nas escrituras desde os profetas aos evangelhos dos discípulos de Jesus.” (Jairo Macedo / CEBI-GUARAPUAVA)

Partilha enviada por Wania Scarpetto, Coordenadora do CEBI-PR.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×